Em recente viagem ao Paraguai para participar da Jornada Técnica Internacional da Raça Brahman, os diretores da Associação de Criadores de Brahman do Brasil, Aldo Valente e João Cervoni, o presidente Adalberto Cardoso e a assessora de comunicação, Marci Guimarães, foram recepcionados pelo senhor Marcio Pohl, presidente do Grupo Fortaleza S/A e membro do conselho da Associação dos Criadores de Brahman (APCB). O grupo aproveitou a viagem para estreitar laços com criadores e associações de outros países, tais como Argentina, Bolívia, Colômbia e EUA.

Na oportunidade diversas reuniões foram realizadas afim de compartilhar experiências com a criação de Brahman e o situação da raça na pecuária de corte de cada país.

A principal realização nesta viagem foi a criação de um grupo internacional para aproximar os interesses de cada país em relação a raça Brahman. A assinatura da carta de intenções entre Brasil, Paraguai e Argentina foi realizada no dia 18 de julho, na cidade de Assunção. Na ocasião ficou acordada a criação do Núcleo Internacional de Criadores de Brahman. A iniciativa do Brasil tem como objetivo o intercâmbio de informações sobre as atividades das associações do três países e o compartilhamento de informações técnicas. Além disso, firmou-se a intenção de fomentar o mercado da raça Brahman entre os países participantes do Núcleo e promover atividades técnicas e comerciais. Está sendo avaliado ainda para os períodos entre os congressos mundiais, haver o Congresso Latino-americano, lançado em 2009 pela ACBB e realizado também pela Colômbia.

A parceria entre os países, visa também para a participação maciça de criadores e animais no Congresso Mundial da raça de 2020, cujo país sede é o Paraguai.

No momento da assinatura da carta definiu-se também o coordenador do núcleo, o senhor Marcio Pohl, que estará no Brasil durante a Expogenética, em Uberaba-MG. Na ocasião haverá uma reunião para a assinatura do acordo definitivo da criação núcleo e definição das próximas ações.

Durante a Jornada Técnica, cada país foi responsável por uma apresentação para falar sobre a utilização da raça. O Brasil teve a oportunidade de falar sobre o intenso trabalho de melhoramento genético feito no país e como isto foi responsável pela crescente procura internacional pela genética brasileira. A palestra ficou por conta do diretor técnico da ACBB, João Cervoni e do diretor de marketing Aldo Valente.

O Brasil hoje é um importante exportador de genética Brahman e o Paraguai é um dos maiores compradores.

O time Brasil ainda visitou centrais de touros, participou de leilões, julgamentos e entrega de prêmios.


PARCERIA BRASIL X PARAGUAI

 Valente aproveitou a oportunidade para visitar o Chaco Paraguaio, mais especificamente a colônia de Neuland, que mantém entre seus sócios e cooperados um rebanho superior a 150 mil matrizes, que produz bovinos abatidos em frigorifico próprio.

O rebanho no Chaco Paraguaio é predominantemente Brahman, o UberBrahman mantém um convênio com Neuland, com apoio institucional da ABCZ, da ACBB e da Alta Genetics, que visa fornecer genética e metodologias de avaliação, a fazenda Postdam e consequentemente aos produtores da região.

Durante a visita, Aldo se reuniu com técnicos e dirigentes da Cooperativa, visitaram vários lotes de animais e discutiram sobre os resultados do rebanho. A Fazenda Postdam deverá iniciar avaliações no rebanho, similares as que são feitas no Brasil e os primeiros nascimentos dos embriões enviados do Brasil irão ocorrer ainda neste ano.

 

Fonte: MGR Assessoria, Comunicação e Eventos



Brahman TV