Brahman Brilha na Expozebu 2019

Com várias atrações em sua participação, raça comemora seus 25 anos de Brasil e marca a festa de centenário da ABCZ.

Quem acompanhou de perto a raça Brahman, nesta 85ª Expozebu, comemorando seu Jubileu de Prata no Brasil, dentro de uma extensa programação celebrativa do centenário de atividades da ABCZ, pode conferir inequivocamente um lado do País que dá certo. O espírito associativo dos homens do campo, aqui representados por pecuaristas, fez, faz e fará a diferença, sempre. Com ampla grade de eventos, a Associação de Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) mobilizou brahmistas e técnicos de todo o Brasil, como há muito tempo não se testemunhava.

Pelo número de inscrições para os julgamentos de animais de argola e, principalmente, os criados em regime de campo, já se tinha uma prévia dessa mobilização. Quase 130 exemplares da raça foram submetidos às avaliações morfológicas. Mas o clímax do encontro foi mesmo a confraternização dos 25 anos de criação oficial no Brasil, na noite do dia 2 de maio. Por volta de 300 pessoas fecharam a alameda atrás da Casa do Brahman para uma grande festa e a realização do seu já tradicional Talk Show. Além de técnicos, criadores e dirigentes da ACBB e ABCZ, a imprensa especializada, impressa e televisiva, marcou forte presença.

Homenagem aos ex-presidentes da ACBB

Em reconhecimento a cada contribuição, em seu tempo e disponibilidades, Paulo Sério Scatolin (presidente da ACBB) e sua diretoria, acompanhado de Maria Delamare (gerente executiva da ACBB) e o corpo de colaboradores da entidade, renderam homenagem aos ex-presidentes da Brahmam Brasil e seus respectivos corpos diretivos, homens que fizeram este primeiro quarto de século de um trabalho, cujos frutos são colhidos em todo o País e no exterior.

Foram agraciados com a “Medalha dos 25 Anos”, Manoel Campinha Garcia Cid, dirigente entre 1993 e 1997; Antônio José Prata Carvalho (Tonico), gestor de 1997 a 2000; Ovídio Carlos de Brito (2000 a 2002); Jovelino Carvalho Mineiro (2002 a 2004); Gabriel Prata Rezende (2004 a 2008); José Amauri Dimarzio (2008 a 2011); Wilson Roberto Rodrigues (2011 a 2012); Ary Marcos de Paula Bárbara (2012 e 2013), única ausência; João Leopoldino Neto (2013 e 2014); Alexandre Coccapieller Ferreira (2014 a 2016); e Adalberto Cardoso (2016 e 2017).

 IMG 8625

 

 

Carne Certificada Brahman

Finalizando a honraria, em meio ao seu mandato, Paulo Sérgio Scatolin não passou em branco. Ele foi homenageado pelos presidentes anteriores, na pessoa de João Leopoldino Neto, por ter lançado o “Brahman Talk Show”, o “Brahman Jovem Internacional” e pela criação do selo da “Brahman Beef Premium”, marca de carne da raça, cujo protocolo de criação, em termos de parâmetros técnicos foi assinado junto com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), juntamente com Paulo Costa, na sequência da entrega da “Medalha 25 Anos”. Trata-se de um produto que chegará ao mercado em 2020. O projeto da ACBB (Associação de Criadores de Brahman do Brasil) em parceria com a empresa VPJ Alimentos foi lançado durante a 14ª ExpoBrahman, em 2018).

CL5D9963

 

 

2º Talk Show

Um dos destaques da programação do Brahman na ExpoZebu 2019, o encontro internacional de criadores e especialistas contou com a presença de convidados internacionais. O objetivo é compartilhar experiências e mostrar a eficiência do Brahman em vários modelos de pecuária ao redor do mundo. Participaram, pelo Panamá, Monty Motta, presidente da Associação de Criadores de Zebu do Panamá (Cricepa); pela Bolívia, Hans Peter Elsner, diretor do grupo “Estancias Espiritus”; pelo Paraguai, Fellipe Cordeiro, médico veterinário da Ourofino Paraguay; pelo México, Sergio Lucio Villalon, conselheiro técnico da Associação Mexicana de Criadores de Zebu (AMCC); pela Colômbia, Herney Gomes Martinez, diretor de Marketing da Major Nutrição Animal; e pelo Brasil, Icce Garbelini, gerente de relações internacionais da ABCZ.

 IMG 8530

 

 

Campeões da Expozebu 2019

Os trabalhos de julgamento aconteceram nos dias 1º e 2 de maio. Na avaliação de animais criados em regime de campo, a Grande Campeã foi Miss Vitória 4693, de propriedade de Alexandre Ferreira, da Fazenda Brahman Vitória, em Araçatuba (SP). O criatório ainda apresentou a Reservada Grande Campeã, Miss Vitoria 5002; o Grande Campeão, Mister Vitória 5031, e seu Reservado, Mister Vitória 4703, de 31 meses. A performance deu a Ferreira os títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor.

IMG 8765

 

Já na avaliação de animais de argola, a Grande Campeã da raça Brahman foi CABR Party 2527, Sua Reservada foi CABR Pérola 2506, ambos animais de propriedade de Paulo de Castro Marques, da Fazenda Água Limpa, em Fama (MG), que também foi Melhor Criador e Melhor Expositor do certame. A grife ainda fez o Grande Campeão, com CABR Puma 2532. Já o Reservado Grande Campeão foi MR Vitória 5028, garrote de propriedade de Alexandre Ferreira.

 

IMG 8925

 

 

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran