Brahman brasileiro é destaque no Congresso Mundial da Raça

A 19ª edição do evento aconteceu na Colômbia e debateu as tendências na seleção da raça no mundo

A raça Brahman está comemorando 25 anos de seleção no Brasil, figurando entre as raças de corte que mais exportam doses de sêmen bovino no país e são usadas em cruzamento industrial. Todo esse potencial do Brahman brasileiro foi reconhecido durante o XIX Congresso Mundial da Raça Brahman, que reuniu criadores e pesquisadores de várias partes do mundo em Bucaramanga, na Colômbia, entre os dias 24 de novembro e 4 de dezembro.

Um dos destaques do evento foi o Painel Internacional, que teve a apresentação dos casos de maior sucesso no Brahman mundial. Os participantes conheceram os trabalhos de seleção dos tradicionais ranchos americanos Hudgins e V8; do Rancho Chapopote, do México; do Centro Genético Las Talas, do Paraguai; da fazenda Grancebu, da Colômbia. O Brasil foi representado pelo criatório UberBrahman, fundado pelos pecuaristas Aldo Valente e Carlos Balbino. "O objetivo do Painel foi conhecer detalhes dos maiores casos de êxito internacional com a Raça Brahman, as linhas genéticas que utilizam o sistema de produção, os critérios de seleção e os métodos de promoção e comercialização, a fim de servir como orientação e motivação aos participantes.” destacou Andrés Arenas, diretor Técnico da Asocebu – Colômbia.

Os temas relacionados à produtividade, sobretudo a fertilidade, adaptabilidade e qualidade de carne, estiveram presentes na maior parte das perguntas feitas pelos participantes do Congresso, durante o debate ocorrido após o Painel.  “Nossos concorrentes não estão entre nós. Estão nas outras raças e, principalmente, nos touros sem registro, o chamado “boi de boiada”, que ainda são a maioria dos que cobrem as vacas no campo. Temos o melhor produto e necessitamos apenas selecioná-lo e promove-lo adequadamente”, alertou Aldo Valente, ressaltando a importância da união entre os criadores de Brahman. Os destaques internacionais do Painel foram homenageados pela Asocebu com uma placa.

Fabio Jaramillo, do criatório Gancebu, foi homenageado e também o mediador do Painel Internacional. “Para nós, o trabalho realizado pelo UberBrahman é muito importante para a raça, pelo foco na seleção feita realmente a pasto.” Fabio é um dos criadores mais tradicionais da Colômbia e um dos jurados mais importantes do mundo. Durante o Congresso ele lançou o livro “Brahman bajo la lupa” relatando sua experiência com a raça. No livro Fábio dedicou um capitulo especialmente para o Brahman brasileiro.

Sediado na Fazenda Morro Alto II, em Uberlândia/MG, o criatório UberBrahman foi criado fundado há menos de 20 anos e é um importante fornecedor de sêmen e embriões para rebanhos no Brasil e em diversos países. O rebanho é avaliado pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) da ABCZ e é pioneiro em realização de Provas de Desempenho e Avaliações Zootécnicas como ferramenta de seleção. O foco é a produção de animais provados, com excelente desempenho nas características de maior impacto econômico, principalmente em ambientes com clima tropical. “Desde o início, a seleção é direcionada por Provas Zootécnicas e pesquisas realizadas através de Cooperações Técnicas, que mantemos com diversas universidades e instituições, no Brasil e no exterior”, diz Filipe Valente, que apresentou durante o Painel, junto com o pai Aldo, os resultados do trabalho de seleção do criatório.

Filipe ministrou uma palestra no Congresso Mundial da Raça Brahman com o tema “Novas tendências na seleção da raça Brahman”. O tema despertou interesse de inúmeros técnicos e criadores, que compartilham da mesma necessidade de buscar por linhagens mais produtivas e eficientes, dentro da raça Brahman. Ao final da apresentação, ocorreu uma mesa redonda, onde foram discutidas as principais ferramentas de seleção e os novos rumos da raça a nível mundial.

Na Colômbia, o rebanho é predominantemente Brahman, inclusive os cruzamentos para produção de leite. O país possui um dos maiores rebanhos registrados da raça no mundo. Os criadores colombianos durante muitos anos fizeram altos investimentos, adquirindo os touros mais importantes nos Estados Unidos, país que deu início ao Brahman. No Brasil, os primeiros exemplares importados chegaram em 1994. "Nossa aposta na raça vem da nossa visão sobre a pecuária, contribuindo para um futuro sustentável e sendo capaz agregar valor e qualidade aos produtos. Selecionamos a genética nessa direção”, disse o pecuarista brasileiro Carlos Balbino, titular do UberBrahman. Os representantes do criatório ainda participaram de diversas reuniões com grupos, visando integração técnica e desenvolvendo a formação de novas alianças. “Há muitas empresas com o mesmo foco e a mesma visão que o UberBrahman, que podemos também ajudar a avançar no aprimoramento necessário na raça Brahman”, concluiu Filipe Valente.

Mercado crescente para um “Novo Brahman”

Durante o Congresso Mundial da Raça Brahman foram abertas várias portas para entrada de genética brasileira na Colômbia, em especial do criatório UberBrahman, homenageado como Caso de Sucesso Internacional no evento.

Diego Peña, sócio da empresa Vetpral, representante da Alta Genetics (principal parceiro do UberBrahman), na Colômbia, afirmou: “Os criadores colombianos valorizam muito a genética norte-americana. Nossa empresa se preocupa em não só vender sêmen, mas orientar nossos clientes, por isso trabalhamos com os touros brasileiros com muita confiança, pois são selecionados com respaldo técnico. Nossos clientes nos relatam experiências bastante positivas que tiveram com esta genética, inclusive no gado PO. ”

A plataforma digital Muu-b lançou no Congresso Mundial da Raça Brahman a venda de sêmen de 2 touros brasileiros: Mr UBER Rambo 1026 e Mr UBER Tanque 1075. “Inovamos em tecnologia e na maneira de comercializar, porém para a venda de genética por aplicativo, os produtos têm que ter maior comprovação de qualidade. Encontramos no UberBrahman touros de alto padrão e certificados, capazes tornar nossa pecuária mais lucrativa.” – Afirmou Juan Mancera, CEO da empresa. O Muu-b, além do comercio internacional de bovinos, atua também na intermediação de transporte de animais e produtos agrícolas. Tudo feito através do aplicativo de celular.

Na Colômbia, país que é um dos mais tradicionais na Raça Brahman, aumenta a procura por touros com alta produtividade em clima tropical. Seguindo esta tendência, a empresa E.G.E, dirigida pelo Dr Jorge Echeverri, que é uma das centrais de sêmen mais tradicionais do país, contratou 4 touros UberBrahman. “Os touros UBER que contratamos são excelentes e com ótima acurácia para as Características Econômicas mais importantes e isso vem de encontro às demandas de nossos clientes” – Afirmou Daniel Bustamante, diretor comercial da empresa.

Durante o Congresso Mundial, foi realizada reunião com representantes da Cooperativa Neuland (Paraguai) e da empresa Agrocasa (Venezuala), ambas com cooperação técnica firmada com o UberBrahman, para elaboração de ações conjuntas visando o aprimoramento da raça Brahman. “Estamos muito satisfeitos em utilizar a genética do UberBrahman, porém, nos preocupamos em fortalecer a plataforma de avaliação dos produtos para seguirmos evoluindo. A integração técnica e o compartilhamento de informações zootécnica, amplia muitos as possibilidades no melhoramento genético para todos nós.” Contou Juan Romero, sócio Diretor da Agrocasa – Zulia - Venezuela”

Nos demais países, em especial na America Latina, a genética Brahman desenvolvida no Brasil, vai se firmando pelo resultado dos produtos, é o que afirma Dr José Sanchez, criador no Panamá. “Utilizamos os touros UberBrahman, principalmente o Mr UBER Tufão 951, pois tem excelente resultado, tanto no rebanho puro, quanto no rebanho comercial. O avanço é evidente!”

Reuniões da FICEBU e Word Brahman Federation

O XIX Congresso Mundial da Raça Brahman contou com palestras, mas também com julgamento de animais, leilões, encontros técnicos, reuniões da FICEBU (Federação Internacional de Criadores de Zebu) e da Word Brahman Federation, além do lançamento da marca Brahman Beef, para carne na Colômbia.

Durante a reunião da FICEBU, conduzida pelo presidente da entidade e da ABCZ Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, foi debatida a reforma dos Estatutos na busca por maior integração das associações participantes da federação. Com isso, a FICEBU pretende intensificar os trabalhos a favor do desenvolvimento das raças de zebuínas no mundo. Uma das sugestões apresentadas foi a criação da Diretoria de Fomento, com o objetivo de interagir com as entidades nacionais de cada país, apoiando e compartilhando soluções. A proposta foi encaminhada pelo criador brasileiro Aldo Valente. Participaram da reunião da FICEBU representantes das associações da África do Sul, Bolívia, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Panamá, e Paraguai. A ABCZ ainda foi representada pela diretora de Relações Internacionais, Ana Cláudia Mendes Souza, e pela gerente do Departamento Internacional, Icce Garbellini.

Já na reunião da Word Brahman Federation foram tratados diversos temas, com especial destaque para do lançamento da marca Brahman Beef nos países participantes. Hoje, a marca já existe no Paraguai, Brasil e Colômbia. Todos concordaram em incentivar que a marca seja trabalhada em todos os países para que no futuro haja ações conjuntas internacionais em prol da raça Brahman, no seu produto final. Ficou definido na reunião que o Congresso de 2022 será realizado no México

Próxima edição - O Congresso Mundial da Raça Brahman voltará a ser realizado no ano que vem no Paraguai.

 

UberBrahman recebendo homenagem como caso de sucesso internacional

 

Com Fábio Jaramillo que mediou o painel internacional

 

Com pres. da ACBB Paulo Scatolin


Texto: Larissa Vieira

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran