Notícias do Mercado

A posse ocorreu durante a 87ª ExpoZebu, feira que contou com dois julgamentos da raça.  

A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) passa a ser presidida a partir de agora pelo pecuarista Gustavo Rodrigues. Aos 39 anos de idade, ele é o mais jovem a assumir a entidade desde que foi fundada, em 1993, e terá como membros da sua diretoria jovens criadoras e criadores, entre 24 e 44 anos. A eleição e posse ocorreu na última sexta-feira (06/05), durante a 87ª ExpoZebu, em Uberaba/MG, com a presença de criadores brasileiros e de países da América Latina.

Natural de São Paulo, Gustavo Rodrigues é criador de Brahman há 18 anos, em Pardinho/SP, na propriedade da família Agropecuária W2R. É formado em Administração, com ênfase em Agronegócio. “O Brahman é uma raça largamente utilizada na pecuária de corte mundial, com uma demanda crescente no Brasil, pois consegue produzir uma carne de grande qualidade. Vamos trabalhar para mostrar ao mercado todas as qualidades da carne Brahman, tanto junto ao pecuarista quanto ao consumidor”, destaca Rodrigues, que conduzirá a ACBB até 2024. Atualmente, o Brahman é a raça que mais exporta sêmen.

Fazem parte da diretoria (Conselho Administrativo) os pecuaristas, Alex Arikawa Miyasaki, Álvaro de Oliveira Lima, Amir Miguel de Sousa Filho, Ericka Christina Antunes Lauermann, Fabiana Marques Borrelli, Felipe Lemos de Moraes, Guilherme de Camargo Bendilatti e João Carvalhaes Ferreira.

 

 

3b80d7a2074745e7f061e1b28b4ad4b1b45b3875.jpg

Já o Conselho Técnico será presidido por Fernando Pereira. Os Conselheiros Fiscais Efetivos são: Alexandre Coccapieller Ferreira, Manoel Afonso De Almeida Filho e Clodoaldo Sérgio Bendilatti. Os Conselheiros Fiscais Suplentes são: Rubens Manreza, Guilherme Pezzini Leiva e Pedro Nogueira Teixeira da Rocha.

Balanço positivo

Gustavo Rodrigues sucederá o pecuarista Paulo Sérgio Scatolin, que, depois de duas gestões consecutivas, encerrou seu mandato com um balanço positivo. Durante a ExpoZebu, Paulo Scatolin passou a fazer parte da diretoria da Federação Internacional de Criadores de Zebu (Ficebu), no cargo de vice-presidente da entidade.

De 2018 a 2022, durante suas duas gestões à frente da ACBB, realizou investimentos em provas de desempenho, no fomento e promoção da raça, em exposições e importantes parcerias com diversas entidades para gerar dados técnicos relevantes sobre o Brahman.

Com sede em Uberaba, a entidade conseguiu ampliar o número de associados nos últimos anos em 26%. “Apesar dos últimos anos terem sido afetados pela pandemia, trabalhamos em harmonia para permitir que a raça continuasse a avançar. Basta ver que a procura por touros e sêmen da raça se manteve em alta, assim como a oferta de animais em leilões e com boas médias. Fizemos uma gestão com responsabilidade fiscal, visando o avanço da entidade e a união de todos os criadores”, finaliza Paulo Scatolin.

 

5257128c0f6ad50dfcfe4d87e7d8512dd5eb6210.jpg

 

Competições da raça Brahman

Nas competições da 87ª ExpoZebu, a raça teve a participação de cerca de 120 animais. É a única raça que tem duas modalidades de julgamento: Brahman a campo (que tem por finalidade identificar os melhores exemplares com foco na pecuária extensiva de corte) e Brahman de pista.

Os Grandes Campeões do Brahman a Campo foram:

Grande Campeã: ELEN-54

Expositor: Rubens Manreza – Agropecuária Rubrahm - Pedregulho/SP

Reservada Grande Campeã: MISS Vitória 6152

Expositor: Alexandre C. Ferreira/Outros-COND – Brahman Vitória - Brasilândia/MS

Grande Campeão: Mister Terra Verde 1518

Expositor: Clodoaldo Sérgio Bendilatti – Fazenda Terra Verde - Marília/SP

Reservado Grande Campeão: MR BR 77 1812

Expositora: Mary Lúcia Gomes Cardoso - Fazenda Braúnas II – Funilândia/MG

Os Grandes Campeões de pista foram:

Grande Campeã: CABR Lady Aria 3159/

Expositor: Paulo de Castro Marques - Fazenda Água Limpa - Fama/MG

Reservada Grande Campeã: MS Kopenhagen Assu 1

Expositor: Assu Emp. Imob. e Agropec. Ltda. – Fazenda Recreio - Rio das Flores/RJ

Grande Campeão: CABR Thierry 3061/2

Expositor: Paulo de Castro Marques - Fazenda Água Limpa - Fama/MG

Reservado Grande Campeão: MR Vitória 6041

Expositor: Alexandre C. Ferreira/Outros-COND – Brahman Vitória - Brasilândia/MS

 

Prezados Associados,

 

A ACBB comunica aos seus associados que foi feito protocolo de inscrição de 01(uma) única chapa para a eleição da Associação com os seguintes membros:

Presidente da Diretoria:
• Gustavo Alves Fioresi Rodrigues

Conselheiro administrativo:

• Felipe Lemos De Moraes
• Alex Arikawa Miyasaki
• João Carvalhaes Ferreira
• Amir Miguel de Sousa Filho
• Álvaro de Oliveira Lima
• Guilherme de Camargo Bendilatti
• Ericka Christina Antunes Lauermann

Presidente do Conselho Técnico:
• Fernando Pereira

Conselheiros Fiscais Efetivos

• Alexandre Coccapieller Ferreira
• Manoel Afonso De Almeida Filho
• Clodoaldo Sérgio Bendilatti

Conselheiros Fiscais Suplentes

• Rubens Manreza
• Gulherme Pezzini Leiva
• Pedro Nogueira Teixeira da Rocha

Animais da raça Brahman selecionados por criatórios do Brasil serão exportados em breve para o Camboja, país do sudeste asiático. Foram adquiridos 22 touros de central e doadoras pela empresa i7 Ranch, com sede na capital Phnom Penh e que atua na criação e comercialização de Brahman e Nelore para várias regiões da Ásia. Será a primeira importação de Brahman brasileiro pelo criatório que, até então, tinha como base de seu plantel o Brahman americano e australiano.

A maior parte dos exemplares foi adquirida durante o 7º Leilão Primavera Casa Branca, ocorrido em setembro de 2021, sendo 15 fêmeas e machos da Casa Branca Agropastoril, localizada em Silvianópolis/MG, e um touro do Brahman Catedral, em Natércia/MG.

Ainda estão sendo coletadas 30 mil doses de sêmen de cinco touros Brahman, para exportação para o Camboja. “Serão exportados animais consagrados no Brasil e de criatórios tradicionais, sendo que muitos exemplares foram premiados em exposições. Teremos a oportunidade de mostrar a qualidade do gado brasileiro e como nossa genética pode contribuir para o avanço da pecuária cambojana”, destaca Antônio Carlos Pinheiro Machado Júnior, diretor da Pinheiro Machado Livestock, empresa responsável pelas negociações entre os criatórios brasileiros e a i7 Ranch. 

Os exemplares já estão em pré-quarentenário na fazenda experimental da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba/MG, onde permanecerão até o período de quarentenário exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, que antecederá o embarque, previsto para o segundo semestre de 2022.

O presidente da Associação dos Criadores de Brahman (ACBB), Paulo Sérgio Scatolin, destaca que a abertura do comércio com o Camboja comprova o crescimento da demanda pelo Brahman brasileiro. “Os criadores brasileiros têm se empenhado em selecionar animais precoces, dóceis, rústicos, de excelente carcaça, mas conservando o padrão racial, o que tem atraído compradores de diversos países”, assegura Scatolin.

Para os criatórios participantes desta exportação, a genética Brahman contribuirá para a sustentabilidade da pecuária do Camboja, já que permite a produção de animais precoces, rústicos e de bom acabamento de carcaça. “Acredito que o Brahman brasileiro tem muito a contribuir para o Camboja, pois eles adquiriram o que há de melhor aqui, pinçaram ótimos animais com potencial genético como nossa campeã nacional MCNS CATEDRAL 20”, destaca o criador Matã Nacácio, do Brahman Catedral.

Segundo o criador Paulo Marques, proprietário da Casa Branca Agropastoril, entre os animais de seu criatório selecionados para a exportação está a Reservada Grande Campeã da ExpoBrahman 2021, CABR Theodora 3047/3. “A Casa Branca Agropastoril conquistou por duas vezes o campeonato World Champion Brahman. Já exportamos animais vivos para o Paraguai, mas para o Camboja é a primeira vez”, acredita.

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran