Notícias do Mercado

A ExpoBrahman 2022 está com inscrições abertas para julgamentos de pista e campo. E até o dia 25 de agosto você tem direito a desconto nas inscrições. Não perca essa oportunidade. A Expobrahman será de 10 a 16 de outubro, em Uberaba/MG. Participe!

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou nesta quinta-feira (28) a lista de touros classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (TDEA/PNAT), edição 2022. Desta vez, 78 touros foram selecionados para a próxima etapa, que acontecerá durante a ExpoGenética, no Parque Fernando Costa.

“Estamos falando de mais uma grande edição, não apenas pela superioridade dos animais classificados, mas também pela representatividade regional que tivemos. Para se ter ideia, temos touros de 13 estados brasileiros, de pelo menos quatro regiões diferentes. E isso é mais uma comprovação da prevalência do nosso Zebu na pecuária nacional, além, é claro, de como as ações de melhoramento genético promovidas pela ABCZ não tem fronteiras e são facilmente adaptáveis e responsivas às diferentes características de cada região do país”, ressalta Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Fraga destaca ainda que após os 56 dias de teste efetivo, foram classificados os animais que se demonstraram superiores à média de sua classe, considerando o seguinte índice: iPNAT = 35% iCAR (índice do Consumo Alimentar Residual) + 30% iGPD (índice do ganho de peso diário) + 15% iAOL (índice de área de olho de lombo) + 5% iAcabamento (índice de acabamento) + 15%iAV (índice de avaliação visual). “No que se refere as raças, foram classificados quatro touros Brahman, dois Guzerá, 54 Nelore, quatro Nelore Mocho, oito Sindi e seis exemplares de Tabapuã. Todos eles seguirão para o Parque Fernando Costa, onde no dia 24 de agosto passarão pela última etapa avaliativa, com a votação dos técnicos e criadores presentes na feira. Já o grande anúncio dos Touros PNAT 2022 acontecerá no dia seguinte, a partir das 9h, no Pavilhão Multiuso”, complementa ele.

“Esta décima terceira edição do PNAT revelará excelentes animais de todas as raças participantes e o programa se confirma como o mais democrático na identificação de touros jovens”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Em primeira mão. Como mais uma das novidades desta edição, a lista dos touros classificados no TDEA/ PNAT 2022 foi divulgada em primeira mão pela ABCZ TV, durante a transmissão ao vivo do ABCZ News desta quinta-feira (28). Vale destacar que o anúncio da etapa final do programa, durante a ExpoGenética 2022, também contará com transmissão direta do canal da entidade no YouTube.

Confira abaixo a lista dos animais classificados no TDEA/ PNAT 2022.

 

https://www.abcz.org.br/common/uploads/blog_download/touros-classificados-no-tdeapn.pdf

 

O criatório Uberbrahman apresentou seu projeto pecuário durante evento ocorrido no Chaco, Paraguai, país que sedia o Congresso Mundial da Raça Brahman.
A apresentação foi realizada durante o Farmtour na Estancia Potsdam, que pertence a Cooperativa Neuland. A Cooperativa Neuland também é proprietária do frigorífico Neuland, que detém a marca Brahman Beef no Paraguai .

 

 

WhatsApp Image 2022 07 21 at 00.06.51 10

Durante a ExpoZebu de 2014, o uberbrahman firmou uma Cooperação Técnica com a Cooperativa Neuland, com objetivo de transferência de genética e metodologia. Durante o farmtour foram apresentados resultados de provas de desempenho, avaliações genômicas e outras atividades técnicas realizadas por meio da cooperação com o UberBrahman.

 

 

WhatsApp Image 2022 07 21 at 00.06.51 8

O Brahman brasileiro está muito bem representado no Congresso Mundial de Brahman, que aconteceu em Assunção, no Paraguai, entre os dias 14 e 17 de julho.

A comitiva de criadores brasileiros é liderada pelo presidente da ACBB, Gustavo Rodrigues, e também conta com a presença do presidente do Conselho Técnico da entidade, Fernando Pereira.

 

WhatsApp Image 2022 07 19 at 20.43.28 1

 

WhatsApp Image 2022 07 19 at 20.43.28 1

 

O evento conta com debates importantes sobre a participação da raça no mercado de carne, avanços genéticos, os benefícios da carne para a saúde humana, dentre outros temas.

Outro destaque é o julgamento de animais Brahman, que está sendo transmitido ao vivo pelo canal ABCZ TV, no Youtube.

 

 

 

 

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), em parceria com a BrasilcomZ, promoverá avaliação de desempenho de touros e fêmeas jovens criados e recriados dentro do sistema a pasto e em confinamento. As inscrições para a 2ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/Boi com Bula vão de 15 de julho a 15 de agosto.

A expectativa é de que participem mais de 100 animais de diversas propriedades rurais do país. Poderão participar machos nascidos entre 1º de agosto de 2020 e 31 de janeiro de 2021 e fêmeas nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2021. “Serão utilizadas diferentes modalidades de classificação, entre tecnologias tradicionais e contemporâneas, para identificar exemplares da raça Brahman precoces, férteis e de maior eficiência alimentar. Essas são características de grande importância econômica dentro do atual modelo pecuário, pois garantem a sustentabilidade do negócio”, destaca o presidente da ACBB, Gustavo Rodrigues.

Todos os exemplares passarão por avaliação morfológica, de ganho de peso, de Consumo Alimentar Residual (CAR), de fertilidade e ultrassonografia de carcaça. A prova acontecerá no Centro Tecnológico da central Bela Vista, em Botucatu/SP, e terá duração de 90 dias, indo de agosto a novembro. Os resultados serão anunciados durante o Simpósio “O Brahman no Brasil”, que ocorrerá no dia 26 de novembro. Ao final, será realizado um leilão de animais participantes do evento.

Na primeira edição da prova, encerrada no final de 2021, as avaliações referentes ao consumo alimentar feitas pelo Instituto de Zootecnia sinalizaram que o Brahman contribui para uma menor emissão de metano, indo ao encontro das atuais exigências do mercado consumidor em relação ao meio ambiente. Os resultados da prova ainda apontaram excelente acabamento, boa espessura de gordura e marmoreio, além de grande fertilidade dos machos e fêmeas.

Informações e inscrições:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(16) 3203 – 8815 / (16) 98216 – 8233

www.brasilcomz.com

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran