Notícias do Mercado

senarreduzida 1

Os criatórios da raça Brahman poderão capacitar suas equipes de trabalho via Senar (Serviço Nacional de Apresndizagem Rural). A ACBB firmou ontem (28/09) parceria com a entidade para que seus associados tenham acesso a quase 300 cursos oferecidos. O anúncio da parceria foi feito durante a ExpoBrahman pelo gerente regional do Senar Minas, Flávio Henrique Silveira, que aproveitou a solenidade para explicar como a entidade atua. Os cursos são totalmente gratuitos e ocorrem em situações reais de trabalho, dentro das propriedades rurais dos criadores. “Anualmente, o Senar Minas capacita cerca de 200 mil pessoas nas mais diversas áreas. Estamos atendos às novas demandas para oferecer cursos dentro das necessidades do setor. Por isso realizamos essa parceria com a ACBB para que mais profissionais possam ser capacitados.”, informa Silveira.

Segundo ele, os criadores interessados em ter um curso do Senar realizado em suas propriedades devem procurar o Sindicato Rural do seu município para fazer a solicitação. São oferecidos cursos nas mais diversas áreas da Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Aqüicultura, Extrativismo, Agroindústria, Atividades de Apoio Agrossilvipastoril, Atividades Relativas à Prestação de Serviço, Alimentação e Nutrição, Apoio às Comunidades Rurais, Artesanato, Educação, Organização Comunitária e Saúde. Além dos cursos, o Senar realiza vários programas especiais.

DSC 7353we

As disputas da ExpoBrahman 2017 começaram nesta sexta-feira (29/09), na pista do Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. Foram definidos os campeões/campeãs de várias categorias do julgamento de pista e também ocorreu o Brahman a Campo. O Grande Campeonato de pista será definido no domingo. Amanhã será o Grande Campeonato do Brahman a Campo. Os dois julgamentos estão sendo conduzidos pelo jurado Gustavo Pádua Queiroz Miziara.

Veja alguns resultados parciais de hoje:

  • Campeonato Baby: Mister Nobre FIV JLUZ 
  • Campeonato Bezerra: Miss 2638 Portobello
  • Campeonato Novilha Menor Miss BR 77 1401 FIV
  • Campeonato Fêmea Jovem: Miss BR 77 1274
  • Campeonato Vaca Adulta: Miss BR 77 1158 FIV
  • Campeonato Bezerro: Mister 2626 Portobello
  • Campeonato Júnior Menor: Mister BR 77 1392
  • Campeonato Júnior Maior Mister XAGU ABATI FZST 237

palestracarreduzidaBBB

A médica veterinária, Giovanna Faria de Moraes, apresentou ontem (28/09) durante a ExpoBrahman 2017 a avaliação genética para CAR (Consumo Alimentar Residual) com base em dados fenotípicos e genealógicos dos animais pertencentes ao rebanho Uberbrahman. Com a avaliação genética, foi possível identificar as melhores linhagens da raça Brahman para utilização eficiente do alimento. Segundo Giovanna, a avaliação consiste em estimar parâmetros genéticos, identificar e selecionar os animais geneticamente superiores para CAR. Dessa forma, é possível multiplicá‑los por meio de cruzamentos direcionados e assim aumentar a frequência de genes relacionados a maior eficiência alimentar.

Nessa etapa, as DEPs para CAR foram processadas intrarebanho, para uma matriz de parentesco de 2328 animais. Os líderes do ranking formado para CAR são também animais positivos nas provas de desempenho, e em especial, o animal melhor colocado na avaliação genética para CAR, (Mr. UBER POI 656) é ainda CEP Platina (maior valor alcançado no PMGZ) e apresenta maior perímetro escrotal do seu grupo. Tal fato confirma que a metodologia de seleção adotada na Uberbrahman caminha para a obtenção de animais harmoniosos no avanço genético.

O projeto lançado há 8 anos pela fazenda recebeu o nome de Futurity. A visão dos titulares e técnicos envolvidos neste projeto é que o equilíbrio entre adaptação e desempenho nos avanços genéticos deve nortear a gestão das atividades. As ferramentas de seleção utilizadas são as tradicionalmente disponíveis no mercado, em especial no PMGZ. O diferencial está na maneira em que fazenda conduz e aplica os resultados, levando em consideração além da eficiência alimentar, características produtivas e reprodutivas, para que seja possível triar bovinos equilibrados. O objetivo é fomentar a rentabilidade de quem utiliza essa genética melhorada, entregando um produto final de excelente qualidade.

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran