Notícias do Mercado

Resultados de avaliação para CAR são apresentados na ExpoBrahman 2017

palestracarreduzidaBBB

A médica veterinária, Giovanna Faria de Moraes, apresentou ontem (28/09) durante a ExpoBrahman 2017 a avaliação genética para CAR (Consumo Alimentar Residual) com base em dados fenotípicos e genealógicos dos animais pertencentes ao rebanho Uberbrahman. Com a avaliação genética, foi possível identificar as melhores linhagens da raça Brahman para utilização eficiente do alimento. Segundo Giovanna, a avaliação consiste em estimar parâmetros genéticos, identificar e selecionar os animais geneticamente superiores para CAR. Dessa forma, é possível multiplicá‑los por meio de cruzamentos direcionados e assim aumentar a frequência de genes relacionados a maior eficiência alimentar.

Nessa etapa, as DEPs para CAR foram processadas intrarebanho, para uma matriz de parentesco de 2328 animais. Os líderes do ranking formado para CAR são também animais positivos nas provas de desempenho, e em especial, o animal melhor colocado na avaliação genética para CAR, (Mr. UBER POI 656) é ainda CEP Platina (maior valor alcançado no PMGZ) e apresenta maior perímetro escrotal do seu grupo. Tal fato confirma que a metodologia de seleção adotada na Uberbrahman caminha para a obtenção de animais harmoniosos no avanço genético.

O projeto lançado há 8 anos pela fazenda recebeu o nome de Futurity. A visão dos titulares e técnicos envolvidos neste projeto é que o equilíbrio entre adaptação e desempenho nos avanços genéticos deve nortear a gestão das atividades. As ferramentas de seleção utilizadas são as tradicionalmente disponíveis no mercado, em especial no PMGZ. O diferencial está na maneira em que fazenda conduz e aplica os resultados, levando em consideração além da eficiência alimentar, características produtivas e reprodutivas, para que seja possível triar bovinos equilibrados. O objetivo é fomentar a rentabilidade de quem utiliza essa genética melhorada, entregando um produto final de excelente qualidade.

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran