Notícias do Mercado

Abertas inscrições da raça Brahman para o Programa Carne de Qualidade da ABCZ

Abertas inscrições da raça Brahman para o Programa Carne de Qualidade da ABCZ

 

A raça Brahman estreará em 2021 no “Programa Carne de Qualidade – Produção de carne de qualidade com eficiência e sustentabilidade”, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O objetivo é mostrar ao mercado que o zebu é uma opção sustentável para a produção desse tipo de produto.

Até o momento, o programa conta com 18 bezerros Brahman inscritos, mas a exigência para todas as raças é de, no mínimo, 25 animais. O gerente de Provas Zootécnicas da ABCZ, Lauro Fraga, reforça a importância de mais criadores participarem, para que o Brahman possa confirmar seu potencial dentro de um programa técnico, que conta com o envolvimento de pesquisadores de várias entidades. Na opinião do presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Paulo Scatolin, ter dados técnicos confiáveis que atestam essa eficiência do zebu na pecuária de corte agregará ainda mais valor à genética zebuína. “O Brahman é uma raça que tem apresentado grande eficiência nas provas zootécnicas que participa, e nesse programa da ABCZ isso deve se confirmar novamente. Tenho certeza de que a iniciativa terá a adesão de nossos associados”, espera Scatolin. 

Critérios para participar

  • Animais com RGN na categoria PO
  • Idade entre seis e oito meses no início da prova
  • Peso mínimo a desmama na média da raça
  • Classificação de DECA 2, no máximo, no PMGZ para peso ao sobreano,
  • Classificação mínima “Bom” no EPMURAS.

A ABCZ será responsável pelo custo de logística de transporte (frete) para buscar os bezerros nas propriedades inscritas e pela avaliação dos mesmos.

Os interessados em inscrever animais devem procurar a equipe técnica da ABCZ (Edson)

pelos telefones (34) 3319-3880 – 9 9948-4335.

Criadores de Brahman que já confirmaram participação

Agropecuária Leopoldino Ltda

Aldo Silva Valente Junior

Alexandre C.Ferreira/Outros-Cond

Arnaldo Jesus Bez Batti

Assu Emp. Imob. e Agropec. Ltda

Clodoaldo Sérgio Bendilatti

Daniel Teixeira Dias

Francisco Albea Neto

Guaporé Pecuária S/A

Hildo Jose Traesel

João Batista Pereira Chaves

Josemar Rodrigues Neves

Mary Lucia Gomes Cardoso

Marco Antônio Andrade Barbosa

Marcos Henrique Pereira Alves

Otayr Costa Filho

Querença Emp.Rural Agri.Pec Ltda

Wilson Roberto Rodrigues

Como funciona o Programa Carne de Qualidade- O projeto vai acompanhar o desempenho dos machos nas fases de recria, engorda e abate. Vários animais Brahman já foram recepcionados na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba/MG, onde a prova ocorrerá. A entrada de bezerros vai até 31 de maio de 2021. A pesagem inicial acontecerá no dia 10 de junho.

Primeira etapa - Prova de Ganho em Peso (PGP) a Pasto, cujo início será no dia 9 de junho de 2021 e a previsão de término é em 16 de março de 2022. Durante este período, os animais receberão sal mineral e suplementação nos períodos de escassez de forragem de forma a atender plenamente as exigências nutricionais desta fase. Entre os dados coletados estão: Ganho em Peso Diário, Ganho em Peso, Ganho Médio Diário. Além das pesagens, eles passarão por ultrassonografia de carcaça para área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), espessura de gordura na picanha (P8) e marmoreio (MAR).

Segunda etapa - Confinamento, quando será feita a mensuração do Consumo Alimentar Residual (CAR). A estimativa da ABCZ é que essa fase termine em 14 de julho de 2022.

Terceira etapa - Abate técnico, quando serão mensurados: Peso de Carcaça Quente (PCQ); Espessura de Gordura Subcutânea- EGS; Rendimento de Abate – RA (PCQ/Peso Vivo); Gordura Intramuscular, mármore – MAR; Carne Aproveitável Total – CAT (AOL, EGS e PCQ); e, Maciez Instrumental – MI.

Ao final de cada uma das três etapas serão gerados índices, que irão compor o índice final classificatório dos animais na prova.

O programa conta com a participação de pesquisadores de entidades de grande renome nacional, como Embrapa, Epamig, Fazu, UFV, Unicamp, Esalq/USP e UFMS, além da equipe técnica da ABCZ.

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran