Notícias do Mercado

ABCZ divulga resultado da 3ª fase do PNAT 2021

Por Renata Paiva

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ divulgou hoje (22), a lista dos touros classificados como superiores no Teste de Eficiência e Desempenho Alimentar (TDEA), realizado na Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba (MG).

A divulgação corresponde à finalização da terceira fase de avaliações da 12ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT). “Essa é mais uma edição histórica do PNAT e um divisor de águas para o melhoramento genético do rebanho nacional. Hoje apresentamos ao mercado, os touros jovens que serão os pais das futuras gerações da nossa pecuária”, afirma Rivaldo Machado Borges, Presidente da ABCZ.

Em 2021 o PNAT contou com a participação de 198 animais das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, oriundos de vários estados brasileiros, representando toda a qualidade genética dos animais avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

Nesta terceira fase, de acordo com o calendário do TDEA, os animais foram submetidos a 21 dias de adaptação e 56 dias de prova efetiva, onde foi mensurado o ganho de peso e o Consumo Alimentar Residual. Os animais também foram submetidos a exames de ultrassonografia de carcaça e a avaliação visual pelo método EPMURAS. “Finalizamos um etapa objetiva, onde foram mensuradas várias características econômicas extremamente relevantes para a pecuária brasileira. Ela é responsável por preparar o terreno para a conclusão do conceito de seleção e evolução genética proposta pelo PMGZ e pelo PNAT”, completa Luiz Antônio Josakian, Superintendente Técnico da ABCZ.

Os animais classificados como superiores serão transferidos para o Parque Fernando Costa no dia 14 de agosto e no dia 18, quarta-feira, assim como no ano passado, serão submetidos a votação que será feita por uma comissão técnica formada pelos jurados: Alisson Oliveira Andrade, Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges, Célio Arantes Heim, Marcelo Ricardo de Toledo e William Koury Filho. Esta comissão é responsável por identificar os touros que vão seguir para a quarta fase do PNAT, que é a coleta, industrialização e distribuição de sêmen para os rebanhos de colaboradores.

Toda a programação será transmitida pela internet, no canal da ABCZ no YouTube. Lembrando que não será permitida a entrada de público no local, apenas dos jurados terão acesso à área.

Confira abaixo a relação dos touros classificados como superiores no Teste de Eficiência e Desempenho Alimentar (TDEA):

 
ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran