Notícias do Mercado

Brahman apresenta ganho de peso acima da média no Programa Zebu - Carne de Qualidade

Com a participação de animais da raça Brahman, o Programa Zebu - Carne de Qualidade 2021/2022 entrará neste mês de março na última etapa da prova de ganho de peso a pasto. A pesagem final dos bovinos está agendada para o próximo dia 15 de março, a partir das 13h, na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba/MG, e poderá ser acompanhada pelos criadores participantes. No mesmo dia, será realizado exame de ultrassonografia de carcaça.

As pesagens realizadas até agora mostram um ganho de peso dos animais Brahman acima do registrado na pecuária nacional. O Ganho Médio Diário (GMD) dentro da prova, cuja pesagem inicial ocorreu em 3 de agosto de 2021, até a pesagem ocorrida no dia 15 de fevereiro foi de 694 gramas/dia, segundo dados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). “Esse resultado só confirma a competitividade do Brahman dentro do cenário nacional, onde a média de ganho de peso diária não chega a 500 gramas/dia. A raça ainda vem mostrando visualmente uma precocidade de acabamento, equilíbrio na formação da musculatura e na cobertura de gordura. Esperamos que a raça confirme no final grande capacidade de produzir carne gourmet a um bom custo de produção”, destaca Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Pró-Genética e coordenador do Programa Carne de Qualidade da ABCZ.

Na média, os animais Brahman entraram com 224 kg na prova e atingiram 388 kg na última pesagem. “Fala Fernando” Todos os garrotes participantes foram recriados em igual condição de manejo, sendo a pasto, recebendo suplementação de silagem de milho e sal proteico-energético na época da seca. No período das águas, eles receberam sal mineral proteico-energético.

O Programa Zebu - Carne de Qualidade tem como objetivo avaliar o diferencial econômico do uso de genética zebuína para a produção de carne de qualidade. A prova acompanha o desempenho dos machos nas fases de recria, engorda e abate.

Próximas etapas – Na segunda etapa, prevista para começar dia 15 de março, os animais serão confinados e haverá a mensuração do Consumo Alimentar Residual (CAR). A estimativa da ABCZ é que essa fase termine em 13 de julho de 2022. Na última etapa, ocorrerá o abate técnico, quando os animais estarão, em média, com 21 meses de idade e 22 arrobas. Ao final de cada uma das três etapas serão gerados índices, que irão compor o índice final classificatório dos animais na prova.

O Programa Zebu – Carne de Qualidade é promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com o apoio institucional da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran