Painel “O Boi que Vende”
movimentou a sede da ACBB
Criadores, técnicos e investidores, participaram do Painel “O Boi que Vende” promovido pela Associação de Criadores de Brahman do Brasil no dia 23 de setembro, durante a XII ExpoBrahman em sua sede.
Exímios conhecedores do comércio no ramo da pecuária Mauricio Tonhá, da Estância Bahia e João Campos, da Central Leilões, participaram do painel por meio de vídeos com depoimentos respondendo à pergunta: “Qual o Boi que vende”?
Paulo Horto, da Programa Leilões e Heverardo Carvalho da Alta Genetics, outros dois especialistas no assunto estiveram presentes e apresentaram ao público a visão sobre as principais oportunidades de negócios e necessidades do mercado que devem ser consideradas prioritariamente. Vários criadores de diversas partes do Brasil e técnicos participaram do debate e compartilharam suas experiências.
Paulo Horto foi enfático ao dizer que o Brahman tem o modelo que todas as raças de corte perseguem. “Podem produzir mais 7, 8 ou 10 mil touros Brahman de qualidade que eu vendo e vendo bem!” Garantiu Horto.
O Diretor da Alta Genetics, Heverardo Carvalho, evidenciou o grande número de fêmeas F1 (Zebu x Europeu) que vem sendo produzido e as oportunidades para a raça Brahman de posicionar como excelente opção para acasalar este animais, mas alertou os criadores da importância da seleção para baixo peso ao nascimento e facilidade de parto, salientou que o Brasil possuiu touros comprovados para esta característica e com sêmen disponível no mercado.
Carvalho ainda destacou o grande interesse dos produtores por touros com maior fertilidade na inseminação devido ao grande impacto sobre os custos da IATF.
Os itens de maior consenso apontaram que o “Boi que Vende” precisa de ótima apresentação; conformação correta e harmônica; aprumos e patas fortes; muita fertilidade; desempenho comprovado (em programa de melhoramento) e que demonstre diferencias da raça Brahman, como precocidade, rendimento de carcaça (musculosidade) e docilidade. E ainda que preserve características de adaptação, pois, precisam superar os desafios do ambiente que serão submetidos mantendo-se altamente produtivos.
Mauricio Tonhá destacou um ponto crucial: que o criador precisa ofertar produtos com alta qualidade e persistir, pois, as grandes marcas alcançam ótimos preços em decorrência de um longo trabalho de excelência em servir o mercado, mantendo compradores sempre satisfeitos.
O Painel é parte de um conjunto de inciativas que a entidade está realizando afim de apoiar os criadores a aprimorar seleção do Brahman. “Com a maturidade, a raça Brahman está assumindo sua verdadeira vocação: a produção de qualidade.
A ACBB já programou para a próxima edição da mostra brahmista, que será realizada em 2017, um encontro técnico no qual os temas serão debatidos em maior profundidade. O evento faz parte de um conjunto de iniciativas da área de marketing e da área técnica da ACBB, que têm como finalidade apoiar os criadores no aprimoramento de seus processos de seleção.