Notícias do Mercado

ACBB realiza o 1º Circuito Brahman de PGPs

Com o objetivo de disponibilizar ao mercado animais provados e testados, a ACBB (Associação dos Criadores de Brahman do Brasil) realiza o 1º Circuito Brahman de Provas de Ganho de Peso. Para essa primeira edição, oito provas já estão inscritas, sendo que três delas já foram iniciadas: PGP a Pasto Brahman Estância Zebu (Uberaba/MG), PGP MPX (PR) e PGP Goiás (GO). A PGP Querença (MG), PGP UberBrahman (MG), PGP Brahman Colina (SP), PGP Cabanha Libra (MS) e Brahman Continental (SP) têm início previsto para este ano. Todas as provas serão realizadas a pasto, com exceção da PGP Cabanha Libra, que será feita em confinamento, e serão finalizadas em 2013. A ACBB estima que, até final do ano, 300 animais de genética diferenciada serão testados e provados pelo programa.

“Nas PGPs participantes do Circuito serão levadas em consideração, além do ganho de peso, diversas informações sobre cada animal, como características andrológicas [aferidas por testes andrológicos e circunferência escrotal], de carcaça e de temperamento”, explica o diretor executivo da ACBB, Lydio Cosac.

Além de testar e disponibilizar ao mercado tourinhos com alto desempenho produtivo e com biótipo adequado a produção de carne, as PGPs possibilitam a identificação entre os participantes aqueles de melhor desempenho no ganho em peso e serve como um instrumento de seleção entre rebanhos, através do processo de avaliação posterior da fase de desmame. “É importante ressaltar que as PGPs auxiliam nas avaliações e testes de progênies de reprodutores, principalmente daqueles que não dispõem de informações anteriores em testes de desempenho individual, e possibilitam as avaliações de mudanças genéticas ocorridas nas populações envolvidas nas características selecionadas, através do acúmulo das informações zootécnicas”, esclarece Cosac.

Após cada PGP, os animais classificados como elite passarão por uma prova de eficiência alimentar de 100 dias, realizada por sistema GrowSafe. Os três primeiros classificados terão seu sêmen comercializado pela Alta Genetics, desde que apresente andrológico apto para congelamento ou monta natural ao final da prova, e estarão pré-inscritos para o PROBRAHMAN (Programa de Brahman de Avaliação de Touros).

Outro diferencial do Circuito é a realização de Dia de Campo, após a divulgação do resultado de cada prova, quando serão apresentados os animais melhores classificados, e técnicos ministrarão palestras com os animais in loco, ressaltando as características dos vencedores.

“Nosso objeto é oferecer ao mercado o melhor da genética do Brahman brasileiro, animais top, com produtividade provada e testada cientificamente. Um animal sustentável, que, por ser abatido mais cedo e com mais peso, produz menos metano e tem sua área de pastagem reduzida. Ou seja, um animal que agrega produtividade e sustentabilidade ambiental”, ressalta Ary Marcos de Paula Bárbara, presidente da ACBB.

“As PGPs tem um papel muito importante dentro da pecuária moderna, de ciclo curto, uma vez que buscamos animais mais precoces e com melhor acabamento de carcaça. Através delas, podemos identificar esses animais melhoradores e que farão a necessária evolução genética do rebanho nacional”, avalia o criador Miguel Xavier, titular do Brahman MPX, organizadora da PGP a Pasto Brahman MPX.

Realizada na Fazenda Ipiranga, em Loanda/PR, a PGP Brahman MPX tem apoio da Mitsui Nutrição Animal, da Alta Genetics e da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e conta a participação de 26 animais que serão avaliados nos mesmos critérios das PGPs oficiais da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Ao final, serão realizados exames andrológicos. A primeira pesagem da prova está programada para o dia 24 de julho.

Todos os animais classificados como elite e superior nas PGPs participantes do Circuito terão 49% de sua posse obrigatoriamente comercializada no 1º Leilão de Touros Provados Brahman, que será realizado em outubro, na cidade mineira de Uberaba, durante a VIII ExpoBrahman. “Desta forma, democratizaremos o que há de melhor da genética do Brahman brasileiro”, finaliza o presidente da ACBB.

 

Patrícia Peixoto Bayão

Assessoria de Imprensa da ACBB

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran