Notícias do Mercado

Brahman Genética é destaque da ExpoBrahman 2012

 

Inovação da VIII ExpoBrahman, a Brahman Genética levou para o Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, animais com genética diferenciada e seus filhos. Atendendo a solicitações de associados, a ACBB estuda promover edições da feira em suas exposições ranqueadas

brahman gentica rd“Inovamos e revitalizamos a ExpoBrahman com a realização da Brahman 
Genética”, avalia o presidente da ACBB (Associação dos Criadores de Brahman do Brasil), Ary Marcos de Paula Bárbara. Para Bárbara, a ACBB acertou ao aliar animais de pista e de genética diferenciada em um único evento. “Mais que uma vitrine do que há de melhor em beleza racial e genética diferenciada, a ExpoBrahman foi repensada para ser um evento em que o criador conferisse os diferenciais da raça e adquirir essa genética”, explica o presidente da ACBB.

Bárbara conta que a Associação vem trabalhando incessantemente no sentido de disponibilizar ao mercado animais Brahman testados e provados cientificamente, que tem muito a contribuir para o rebanho nacional em termos de produtividade e, em consequência, de sustentabilidade ambiental. “A realização da Brahman Genética foi mais uma ação nesse sentido”, ressalta o presidente do Conselho de Administração da ACBB.

O conjunto formado por Mr OXOX FIV 2354 e Mr OXOX FIV 2383, do criatório Brahman OXOX, foi o vencedor da categoria Conjunto Progênie Avaliada de Mãe. Nessa categoria, cada conjunto participante foi formado por no mínimo dois animais de um mesmo expositor, fruto de uma matriz que obrigatoriamente tenha tido pelo menos um parto comprovado pela ABCZ, com filhos de dois reprodutores pertencentes ao mesmo lote. Todos os animais apresentaram índice positivo superior a 20% no programa ao qual pertencem e a idade dos animais (filhos) tem que ser acima de oito meses.

ARYB 342, ARYB 348, ARYB 283 e ARYB 372, de Brahman Santa Bárbara foi o grupo vencedor do Conjunto Progênie Avaliado de Pai. Participaram dessa categoria conjuntos formados por três animais, obrigatoriamente de ambos os sexos, filhos de um mesmo reprodutor acasalado com pelo menos uma matriz diferente para os animais pertencentes ao lote. Todos os animais apresentaram índice positivo superior a 20% no programa ao qual pertencem e a idade dos animais (filhos) tem que ser acima de oito meses.

Vencida por ARYB 99, ARYB 180, ARYB 177, ARYB 139 e ARYB 224, do criatório Brahman Santa Bárbara, a categoria Conjunto Fazenda recebeu inscrições de conjuntos formados por quatro ou cinco animais, obrigatoriamente composto por um macho e demais fêmeas de mesma série única do expositor. Todos os animais apresentaram índice positivo superior a 20% no programa ao qual pertencem.

Na categoria Trinca de Machos, participaram conjuntos formados por três machos PO de um mesmo expositor. Todos os animais participantes apresentaram índice positivo superior a 20% no programa ao qual pertencem. Não foi estabelecida a idade dos animais participantes desta categoria, porém, dentro do lote, a variação máxima de idade permitida foi de oito a 36 meses, com um intervalo de nascimentos máximo de 120 dias. Mr OXOX FIV 2222, Mr OXOX FIV 2225 E Mr OXOX FIV 2228, de Brahman OXOX foi o conjunto vencedor.

Além da Brahman Genética, outros eventos despertaram o interesse dos criadores e investidores presente à mostra brahmista, como o Estande do PROBRAHMAN e as Feiras de Produtos. “Plantamos uma semente. Com o sucesso desses eventos, tivemos a certeza de que estamos no caminho certo e vamos, agora, trabalhar no desenvolvimento dessas ações”, ressalta Bárbara.

Julgamentos

grande campe - mandy da canaa rdA feira mais esperada pelos criadores de Brahman consagrou Grande Campeã, Mandy da Canaã, de propriedade de César Tome Garreti. Alexia da Canaã, da Agropecuária Leopoldino, é a reservada Grande Campeã. A terceira melhor do Grande Campeonato de Fêmeas da ExpoBrahman 2012 é Miss Carol Repol, de propriedade de Eustáquio Soares Maia.


grande campeo - muzzi ebano rd invertidaO Grande Campeonato de Machos foi conquistado por Muzzi Ebano, de Ricardo Muzzi Guimarães. MR Lince 1000, de César Tomé Garetti, é o reservado Grande Campeão. O terceiro melhor do Grande Campeonato de Machos é Heinz da Canaã, da Agropecuária Leopoldino Ltda.

Agropecuária Leopoldino e César Tomé Garetti conquistaram, respectivamente, o primeiro e segundo lugares de Melhor Criador e Expositor da VIII ExpoBrahman. Resort Portobello foi o terceiro Melhor Criador, seguido por Wilson Lemos de Morais Júnior e Yuri Semansky Engler. Querença Emp. Rural Agric. Pec. Ltda. foi o terceiro Melhor Expositor da mostra brahmista, seguido por Wilson Lemos de Morais Júnior e Carlos Henrique P. Fadel / Pedro Fadel. Veja todos os campeões da VIII ExpoBrahman aqui.

1º Leilão de Touros Provados

Destaque da oitava edição da ExpoBrahman, o 1º Leilão de Touros Provados aconteceu dia 14 de outubro e ofertou ao mercado 106 lotes, com média de R$ 6.040/lote. Mr Rojo 229, vendido por Brahman do Arrojo para Brahman Santa Bárbara, Rancho Brahman, Brahman Transmontana e Geraldo Vasconcelos, foi o lote de maior cotação. O maior comprador do remate foi Anildo Zollman e o maior vendedor, Querença Agropecuária.

Crescendo com o Brahman

altA segunda edição do Projeto Crescendo com Brahman, promovido pela ACBB, durante a VIII ExpoBrahman, aconteceu na tarde do dia 12 – Dias das Crianças – e premiou, entre os participantes, aqueles que se destacaram no concurso realizado após as aulas ministradas pelo jurado Nilson Dornelles, que ensinou técnicas de apresentação de animais em julgamentos.

“Projetos similares ao Crescendo com o Brahman são sucesso em muitos países, despertando, inclusive, em alguns desses países, mais interesse que o julgamento de pista”, explica o coordenador do Conselho Técnico da ACBB, Aldo Valente. Para ele, ações voltadas para a interação entre animais e crianças ou adolescentes são fundamentais para a formação dos brahmistas do futuro. “A docilidade do Brahman encanta e deixa as crianças à vontade com o animal, o que as aproxima dos animais”, ressalta.

Ao final das aulas, foi realizada uma competição para cada categoria etária, seguida por um campeonato geral entre os vencedores de cada categoria. Gustavo Cardoso Pinheiro Machado, de sete anos, foi o campeão geral, seguido de Leonardo Cardoso Pinheiro Machado, de nove anos, e Filipe Luiz Jannuzzi Valente, de 13 anos. Todos os participantes do projeto foram premiados.

Na avaliação do jurado Nilson Dornelles, o empenho e dedicação dos participantes do Crescendo com o Brahman somado à docilidade do Brahman contribuíram para o sucesso do projeto. “Algumas dessas crianças nunca tiveram um contato tão próximo com um animal e, mesmo assim, todos foram muito bem. Atentos, preocupados em corrigir o animal e em deixá-lo descansar na hora certa. O Brahman é muito dócil, aceitou a presença das crianças e interagiu com elas tranquilamente. Decidir os vencedores dos concursos foi um problema, todos foram muito bem”, ressalta Dornelles.

A VIII ExpoBrahman, que aconteceu de 08 a 14 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, foi realizada pela ACBB, em parceria com a ABCZ, Polo de Excelência em Genética Bovina e Brazilian Cattle, e patrocínio de Web Hotel e Laboravet Laboratório Veterinário, empresa parceira do Laboratório Hermes Pardini.

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran