Notícias do Mercado

ABCZ divulga lista de touros classificados no TDEA/PNAT 2022

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou nesta quinta-feira (28) a lista de touros classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (TDEA/PNAT), edição 2022. Desta vez, 78 touros foram selecionados para a próxima etapa, que acontecerá durante a ExpoGenética, no Parque Fernando Costa.

“Estamos falando de mais uma grande edição, não apenas pela superioridade dos animais classificados, mas também pela representatividade regional que tivemos. Para se ter ideia, temos touros de 13 estados brasileiros, de pelo menos quatro regiões diferentes. E isso é mais uma comprovação da prevalência do nosso Zebu na pecuária nacional, além, é claro, de como as ações de melhoramento genético promovidas pela ABCZ não tem fronteiras e são facilmente adaptáveis e responsivas às diferentes características de cada região do país”, ressalta Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Fraga destaca ainda que após os 56 dias de teste efetivo, foram classificados os animais que se demonstraram superiores à média de sua classe, considerando o seguinte índice: iPNAT = 35% iCAR (índice do Consumo Alimentar Residual) + 30% iGPD (índice do ganho de peso diário) + 15% iAOL (índice de área de olho de lombo) + 5% iAcabamento (índice de acabamento) + 15%iAV (índice de avaliação visual). “No que se refere as raças, foram classificados quatro touros Brahman, dois Guzerá, 54 Nelore, quatro Nelore Mocho, oito Sindi e seis exemplares de Tabapuã. Todos eles seguirão para o Parque Fernando Costa, onde no dia 24 de agosto passarão pela última etapa avaliativa, com a votação dos técnicos e criadores presentes na feira. Já o grande anúncio dos Touros PNAT 2022 acontecerá no dia seguinte, a partir das 9h, no Pavilhão Multiuso”, complementa ele.

“Esta décima terceira edição do PNAT revelará excelentes animais de todas as raças participantes e o programa se confirma como o mais democrático na identificação de touros jovens”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Em primeira mão. Como mais uma das novidades desta edição, a lista dos touros classificados no TDEA/ PNAT 2022 foi divulgada em primeira mão pela ABCZ TV, durante a transmissão ao vivo do ABCZ News desta quinta-feira (28). Vale destacar que o anúncio da etapa final do programa, durante a ExpoGenética 2022, também contará com transmissão direta do canal da entidade no YouTube.

Confira abaixo a lista dos animais classificados no TDEA/ PNAT 2022.

 

https://www.abcz.org.br/common/uploads/blog_download/touros-classificados-no-tdeapn.pdf

 

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran