Com o objetivo de aliar o que há de melhor em pista e em genética da raça Brahman, a ACBB (Associação dos Criadores de Brahman do Brasil) realiza, durante a VIII ExpoBrahman, a primeira edição da Brahman Genética, no dia 13 de outubro, a partir das 13h30.
“A ACBB tem trabalhado incessantemente no sentido de disponibilizar ao mercado animais Brahman testados e provados cientificamente, que tem muito a contribuir para o rebanho nacional em termos de produtividade e, em consequência, de sustentabilidade ambiental. A realização da Brahman Genética é mais uma ação nesse sentido”, ressalta o presidente do Conselho de Administração da ACBB, Ary Marcos de Paula Barbara.
As inscrições para a Brahman Genética são ilimitadas. Os criadores e expositores podem inscrever animais de argola e curral dentro de cada uma das cinco modalidades de campeonato ou conjunto, desde que esses animais não estejam vinculados à competição tradicional de pista.
Categorias
Para competir na categoria Progênie Avaliada de Pai, o expositor deve inscrever um conjunto formado por três animais, obrigatoriamente de ambos os sexos, filhos de um mesmo reprodutor acasalado com pelo menos uma matriz diferente para os animais pertencentes ao lote. Todos os animais deverão ter índice positivo superior a 20% no programa ao qual pertencem e a idade dos animais (filhos) tem que ser acima de oito meses.
Na categoria Progênie Avaliada de Mãe, o conjunto deve ser formado por no mínimo dois animais de um mesmo expositor, fruto de uma matriz que obrigatoriamente tenha tido pelo menos um parto comprovado pela ABCZ, com filhos de dois reprodutores pertencentes ao mesmo lote. Todos os animais deverão ter índice positivo superior a 20% no programa ao qual pertencem e a idade dos animais (filhos) tem que ser acima de oito meses.
Para a categoria de Conjunto de Cruzamento, devem ser inscritos no mínimo cinco animais de propriedade de um mesmo expositor, fruto do cruzamento de um reprodutor Brahman PO com matrizes de outras raças e com intervalo de nascimentos com variação de no máximo quatro meses. O conjunto deve ser composto por animais de no mínimo oito meses de idade e no máximo 24 meses de idade para os machos e sem limite de idade para as fêmeas, respeitando, porém, o intervalo de nascimentos pré-estabelecido anteriormente. A ACBB se resguarda ao direito de fazer obrigatoriamente o exame de DNA dos três primeiros conjuntos ganhadores desta categoria.
Na categoria Conjunto Fazenda, cada expositor deve inscrever quatro ou cinco animais, obrigatoriamente composto por um macho e demais fêmeas de mesma série única do expositor. Todos os animais deverão ter índice positivo superior a 20% no programa ao qual pertencem. Os animais podem ter qualquer idade acima de oito meses.
Para a categoria Trinca de Machos, devem ser inscritos três machos PO de um mesmo expositor. Todos os animais deverão ter índice positivo superior a vinte por cento no programa ao qual pertencem. Os animais deverão ser de qualquer idade, porém, dentro do lote, a variação máxima de idade deverá ser de oito a 36 meses, com um intervalo de nascimentos máximo de 120 dias.
Todos os animais inscritos na Brahman Genética devem cumprir os pré-requisitos estabelecidos no artigo 21 do Regulamento da ExpoBrahman. As inscrições para a Brahman Genética já estão abertas e podem ser feitas pelo site da ACBB.
A VIII ExpoBrahman é uma realização da ACBB, em parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Polo de Excelência em Genética Bovina e Brazilian Cattle, e acontece de 08 a 14 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.