Mais uma vez a raça Brahman competiu na ExpoZebu, em duas modalidades Pista e Campo. Sob o comando do jurado americano Kelvin Moreno e sob os olhares de visitantes de vários países, as competições confirmaram os avanços da raça. “Esta foi a primeira vez que julguei no Brasil e o que vi em pista foi um Brahman de alta qualidade em comparação aos rebanhos selecionados em outras partes do mundo. São animais de muita massa muscular, volume e carcaça, além de boa habilidade materna. Se fosse destacar apenas uma característica que mereça sempre a atenção dos criadores, diria que é a estrutura. É importante priorizar animais de bons aprumos, capazes de pastejar bem, mas que também sejam superiores em outras características”, destaca Moreno.
Criador de Brahman no Texas e membro da Associação Americana dos Criadores de Brahman (ABBA), Kelvin Moreno, ressalta que nos Estados Unidos a seleção da raça tem priorizado animais de tamanho mediano, que sejam menos exigentes nutricionalmente e capazes de manter a eficiência produtiva mesmo em regiões mais rústicas, além de boa habilidade materna.
O jurado americano teve a oportunidade de julgar tanto os animais de elite quanto os selecionados a campo (somente a raça Brahman conta com as duas modalidades de competição de zebuínos no Brasil). No Brahman a Campo, a Grande Campeã foi MS Terra Verde 1727, do expositor Brahman Assu, de Rio das Flores/RJ, que também conquistou o título de Grande Campeão com o touro MR Assu 1424. “O Brahman a Campo é uma competição que vai ao encontro do nosso objetivo de seleção, que hoje é mais focada na identificação de animais de alto desempenho em sistema a pasto, com excelente qualidade de carcaça, mais ossatura e bons aprumos”, diz o criador Edgar Silva Ramos. A Reservada Grande Campeã foi Miss N Pous POI 6729, do expositor Wilson Lemos de Moraes Júnior, de Aparecida do Rio Doce/GO. O Reservado Grande Campeão foi Mister Ruba 355, do expositor Rubens Manreza, de Pedregulho/SP. O Melhor Criador e Melhor Expositor do Brahman a Campo foi Clodoaldo Sérgio Bendilatti.
No julgamento de pista também teve dobradinha. O criatório Brahman Braúnas, da expositora Mary Lúcia Gomes Cardoso, de Funilândia/MG, conquistou o Grande Campeonato de Fêmeas com a vaca Miss Ameixa FIV e o Grande Campeonato de Machos com o touro MR BR 77 1986 FIV. “Essas duas premiações reafirmam o comprometimento do Brahman Braúnas em produzir animais de alto padrão, que se destacam pela estrutura, beleza e funcionalidade, contribuindo para o desenvolvimento do setor zebuíno no Brasil e no mundo”, diz o criatório Brahman Braúnas.
A Reservada Grande Campeã foi Miss W2R POI 1467, do expositor Felipe Lemos de Moraes, de Aparecida do Rio Doce/GO. Já o Reservado Grande Campeão foi MR 3484 Portobello, do expositor Resort Portobello, de Mangaratiba/RJ. O Melhor Criador e Melhor Expositor - Brahman Pista foi Luiz Carlos Rosa Vianna.
A ExpoZebu aconteceu de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG