No ano em que comemora 30 anos de chegada ao Brasil, a raça bovina Brahman mostrou durante a 20ª Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman), ocorrida de 11 a 20 de outubro, em Uberaba/MG, toda sua evolução genética ao longo do tempo. Organizada pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), a exposição teve recorde de animais inscritos, com 214 exemplares participando das competições de 25 expositores, número 18% superior a 2023.
Nem mesmo a chuva que caiu sobre a cidade de Uberaba em alguns dias do julgamento de pista, tirou o ânimo dos participantes e da equipe de jurados, comandada pela jurada efetiva Lucyana Queiroz. “O sentimento é de dever cumprido em relação à contribuição dos criadores brasileiros para o avanço da pecuária de corte mundial. Tivemos animais de muita qualidade concorrendo nas duas competições. O julgamento de uma exposição é sempre uma estratificação de alto nível, em busca de identificar os animais que reúnem o maior número de características positivas. E a ExpoBrahman mostrou que o Brahman selecionado no Brasil permite fechar a conta, ou seja, são animais rentáveis, com biotipo funcional, capazes de transmitir aos filhos as características de maior impacto econômico”, destaca Lucyana.
Para a jurada, a maior evolução verificada em pista foi em relação à qualidade óssea, frame, harmonia e equilíbrio do conjunto. “Isso mostra a seriedade de nós, brasileiros, na seleção da raça. Daqui sigo para um evento no Equador e terei a oportunidade de falar sobre o Brahman, uma raça dócil, de excelente conformação, rusticidade e capaz de garantir rentabilidade ao produtor de carne”, destaca a jurada, que tem atuações em diversos países, dentre eles Bolívia, Colômbia e México.
Grandes campeões da ExpoBrahman
Na competição Brahman a Campo, o Melhor Criador e Melhor Expositor foi Rubens Manreza, do Brahman Ruba, de Pedregulho/SP. A Grande Campeã foi Miss Saara 203, do expositor Wilson Lemos de Moraes Júnior, Fazenda Nova Pousada, em Aparecida Rio Doce/GO. A Reservada Grande Campeã foi MS Assu Matilde 1691, do expositor Assu Emp. Imob. e Agropec. Ltda, Fazenda Recreio, em Rio das Flores/RJ.
O Grande Campeão foi Mister Ruba 355, do expositor Rubens Manreza. O Reservado Grande Campeão foi MR Terra Verde 1758, do expositor Clodoaldo Sérgio Bendilatti, Fazenda Terra Verde, em Marília/SP.
Já na disputa Julgamento em Pista o Melhor Expositor foi Luiz Carlos Rosa Vianna e o Melhor Criador foi Clodoaldo Sérgio Bendilatti. A Grande Campeã foi Miss Vitória 7852, do expositor Alexandre C. Ferreira/Outros-Cond., Fazenda Brahman Vitória, em Araçatuba/SP. A Reservada Grande Campeã foi MS Terra Verde 1824, do expositor Clodoaldo Sérgio Bendilatti.
O Grande Campeão foi MR 3471 Portobello, do expositor Resort Portobello Ltda., Fazenda Portobello, em Mangaratiba/RJ. O Reservado Grande Campeão foi MR Vitória 7148, do expositor Alexandre C. Ferreira/Outros-Cond.
Leilão- A ExpoBrahman teve também a comercialização de animais durante o Leilão Genética do Futuro Portobello e Terra Verde, que teve faturamento de R$ 300 mil.