Na manhã de hoje (10/10), a VIII ExpoBrahman foi aberta oficialmente, durante evento realizado no Centro de Eventos RKC, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. A abertura oficial da maior mostra brahmista em território nacional aconteceu junto à abertura do Wokshop Brasil – Austrália: Pecuária de Corte Sustentável.
Durante o discurso de abertura, o presidente do Conselho de Administração da ACBB (Associação de Criadores de Brahman do Brasil), Ary Marcos de Paula Bárbara, ressaltou a importância da realização do Workshop para a raça Brahman e para a pecuária nacional, o peso que Austrália e Brasil têm na pecuária mundial como dois dos três maiores criadores de Brahman do mundo e as ações desenvolvidas pela ACBB na VIII ExpoBrahman.
Estiveram presentes na abertura oficial da VIII ExpoBrahman, o diretor de Relações Internacionais da ABCZ, Rafael Borges; a gerente do Brazilian Cattle, Ice Garbellini, a gerente executiva do Polo de Excelência em Genética Bovina, Beatriz Lopes; além de criadores, pesquisadores, estudantes e público em geral.
Confira o discurso do presidente do Conselho de Administração da ACBB, Ary Marcos de Paula Bárbara, na abertura da VIII ExpoBrahman:
Senhoras e senhores,
Bom dia! Primeiramente, aproveito a oportunidade para parabenizar o Polo de Excelência em Genética Bovina e a ABCZ, representados aqui pela coordenadora do polo, Beatriz Lopes, pela realização do WorkShop Brasil-Austrália: Pecuária de corte Sustentável.
A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil se sente honrada em acolher este evento na ExpoBrahman. Para nós, criadores de Brahman, o Workshop Brasil-Austrália tem um significado muito especial. Austrália e Brasil têm, respectivamente, o segundo e terceiro maiores rebanhos de Brahman do mundo. A troca de experiências entre essas duas potências brahmistas e grandes produtoras mundiais de carne bovina é uma oportunidade única para todos os envolvidos e interessados na produção de carne bovina dos dois países. É importante lembrar, ainda, que ambos tem condições climáticas e topográficas semelhantes, o que torna este encontro ainda mais relevante.
A Austrália é para nós – criadores brasileiros de Brahman – uma grande inspiração, uma referência em desenvolvimento tecnológico, avaliação genética, pesquisa e planejamento.
Para se ter uma rápida ideia da importância da Austrália para a raça Brahman, lembro que a maior associação de criadores de brahman do mundo está na Austrália. Cerca de 17% do rebanho australiano é composto por animais brahman PO e 50% tem sangue Brahman. Ao norte do trópico de capricórnio, 70% dos touros utilizados são da raça Brahman, o que representa 110 mil touros em reprodução, com taxa de reposição anual de 22 mil touros.
Já o Brasil, em apenas 18 anos, tem o terceiro maior rebanho de Brahman do mundo. O Brahman é a raça zebuína de corte que mais cresce no país. Nos últimos seis anos, a raça Brahman apresentou crescimento de 80% no número de registros de nascimento junto à ABCZ. Já os criatórios que registram animais Brahman junto à mesma associação aumentaram 20% nos últimos dois anos. Atualmente, temos mais de 240 mil animais registrados, estamos presentes em 24 estados e, a cada dia, recebemos novos investidores.
O Brahman é, naturalmente, um bovino ecológico. É precoce, tem um ciclo de vida mais eficiente. enquanto a média nacional de abate é de 37 meses e meio, a média para o Brahman é de apenas 28 meses. Além da redução da idade do abate, também é possível agregar mais de 128 quilos ao peso final dos animais.
A ACBB e seus associados têm trabalhado incansavelmente na busca por um animal ainda mais sustentável e produtivo. O resultado do esforço pode ser conferido nesta edição da ExpoBrahman. Mais do que uma mostra de animais que se destacam pela perfeição racial, a oitava edição da ExpoBrahman inova ao trazer para o Parque Fernando Costa, animais que primam pela sua capacidade produtiva e reprodutiva.
Nos estandes do Probrahman, da Brahman Genética e no Leilão de Touros Provados, estão animais que tiveram desempenho destacado em Provas de Ganho de Peso Avançadas e em avaliações genéticas. A capacidade de passar essas características para seus descendentes também foi testada e provada cientificamente. Ou seja, são animais capazes de atender à atual demanda de mercado por aumento de produtividade com sustentabilidade ambiental: são abatidos mais cedo, consequentemente, o volume de área utilizado para criação, o nível de metano emitido e o custo de produção são menores.
Sabemos que nossa busca não chegou ao fim, mas, pelos resultados obtidos até agora, temos convicção de que estamos no caminho certo.
Para esta oitava edição da ExpoBrahman, cerca de 500 animais representam o que há de melhor na raça Brahman, animais com genética diferenciada, que têm muito a contribuir com o desenvolvimento, produção e a busca por sustentabilidade da pecuária brasileira.
Nos quatro dias de julgamento da maior mostra brahmista em território nacional, cerca de 300 animais passarão pela pista do Parque Fernando Costa. A oitava edição ExpoBrahman conta também com quatro leilões, shopping, feiras de produtos e a segunda edição do projeto Crescendo com o Brahman, um programa voltado às crianças de dois a 16 anos, nossos futuros brahmistas.
Agradecemos aos nossos associados e colaboradores, aos parceiros ABCZ, Polo de Excelência em Genética Bovina e Brazilian Cattle, pelo empenho na realização desta mostra tão importante para a raça Brahman;
Agradecemos aos nossos patrocinadores Web Hotel e Laboravet Laboratório Veterinário, empresa parceira do Laboratório Hermes Pardini, por apostar na grandeza da raça Brahman e fazer desta ExpoBrahman um evento vitorioso e inovador.
Obrigado pela atenção e presença; uma excelente ExpoBrahman a todos.
A VIII ExpoBrahman, que acontece de 08 a 14 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, é uma realização da ACBB, em parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Polo de Excelência em Genética Bovina e Brazilian Cattle, e patrocínio de Web Hotel e Laboravet Laboratório Veterinário, empresa parceira do Laboratório Hermes Pardini.