O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) é responsável pelo registro de todos os estabelecimentos que produzem, processam e comercializam sêmen e embriões de animais. O material genético de bovinos, bubalinos, caprinos, eqüídeos, ovinos e suínos, ovos férteis de aves domésticas e ovos e larvas de bicho-da-seda é registrado pelo ministério.
O controle dos estabelecimentos que trabalham com a multiplicação animal é feito pela Divisão de Fiscalização de Material Genético Animal (DMG/DFIP), por meio do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP/DAS), órgão que integra a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).
Para a comercialização de sêmen, os estabelecimentos que processam o material, denominados Centros de Coleta e Processamento de Sêmen, devem inscrever os animais doadores no cadastro do Ministério da Agricultura. Todos os animais são previamente submetidos a exames sanitários e avaliações clínicas. Também são realizados testes de identificação genética e análises de desempenho zootécnico. O procedimento tem como objetivo selecionar os melhores animais com aptidão para a produção de carne e de leite.
Os estabelecimentos registrados que industrializam, processam e comercializam sêmen bovino, bubalino, caprino, ovino, equídeo e suíno, e dados sobre os reprodutores aptos para a coleta e comercialização de sêmen podem ser consultados nos seguintes links: estabelecimentos e reprodutores.
Fonte: Mapa