O último domingo foi marcado pela emoção durante a entrega da premiação aos melhores da raça Brahman.
Um número significativo de animais participaram da feira que aconteceu entre os dias 17 a 27 de setembro, no Parque Fernando Costa, simultaneamente à Expoinel (Exposição Internacional de Nelore) e a ExpoGil (Exposição da Raça Gir leiteiro), que pela primeira vez realizou a sua nacional no mês de setembro.
Na ExpoBrahman os criadores puderam apresentar o que a raça tem de melhor, explorando a sua rusticidade, habilidade materna, precocidade sexual, além da sua beleza racial. Dois momentos marcaram a semana. A segunda edição do julgamento Brahman a Campo, contou com a participação de animais com idade entre 8 a 96 meses, criados exclusivamente no sistema a campo (rústico) e os tradicionais julgamentos de Pista, que demostraram também a evolução da genética zebuína.
Os animais do Brahman a Campo foram avaliados pelo jurado Lauro Fraga Almeida, que avaliou todas as qualidades funcionais e fisiologias dos exemplares. “O interessante desse julgamento a campo é que ele funciona como uma espécie de apartação de curral. Os animais são naturais e não contam com a ajuda dos apresentadores, ali, é apenas ele e por isso consegue mostrar todas as suas qualidades. Avaliamos nessa categoria toda a parte reprodutiva, carcaça como um todo, além da sua expressão racial”, explica o jurado.
Já os animais de pista foram conduzidos pelo jurado Adriano Garcia em conjunto com o jurado auxiliar Thiago Camargo.
Quem comemorou os resultados foi o presidente e criador Alexandre Coccapieller Ferreira. “O Brahman veio para agregar e muito a pecuária nacional com a sua rusticidade, ganho de peso rápido, beleza racial, dentre outras qualidades atribuídas a raça. Contamos mais uma vez com o Brahman a campo que comprovou, mais uma vez, que estamos no caminho certo. As pistas também mostraram que a raça tem uma boa genética, prova foi a escolha de excelentes exemplares que foram consagrados como os melhores deste ano. Isso tudo prova que estamos no caminho e vamos continuar”, comemora.
Tratadores
O trabalho realizado pelos tratadores foi lembrado a todo o momento pela ACBB. Desde o início, todos foram acomodados nos alojamentos montados pela ABCZ, que seguiu todos os critérios impostos pelo Ministério do Trabalho.
Os quartos eram compostos por camas beliches, colchões, armários e ar condicionado, além de banheiros exclusivos com chuveiros com água quente e uma área externa para a alimentação e lazer, a exemplo do que ocorreu durante a ExpoZebu.
A estrutura montada no estacionamento do Centro de Eventos “Rômulo Kardec de Camargos”, no Parque Fernando Costa, segue toda a Normativa do Ministério do Trabalho e Emprego, a NR 24.
No sábado que antecedeu a entrega dos grandes Campeões, foi realizada uma festa de confraternização e escolhidos os melhores tratadores deste ano. Os nomes foram escolhidos pelas categorias participantes – Pista e Campo, pelos jurados que acompanharam o trabalho promovido por cada um dos presentes. Cada um dos escolhidos levou um troféu pelo bom desempenho e um presente da ACBB.
Resultados
O campeonato Brahman a Campo terminou com a Grande Campeã, Miss Vitoria 3786, do criador e expositor Alexandre Coccapieller Ferreira/ Outros - Cond., da fazenda Brahman Vitória, de Araçatuba/SP. E a Reservada Grande Campeã, ficou com CWM Lady POI 1652, do criador e expositor Charles Wanderley Maia, da fazenda Santana de Goiás, de Itapirapuã/GO. O título de Grande Campeão, também ficou com Alexandre Coccapieller Ferreira/ Outos - Cond., com o macho Mister Vitória 3471 e o Reservado Grande Campeão, com o animal Jacksson BR Lago, do criador e expositor Fábio José de Faria Camargos, da Fazenda do Lago, de Boa Esperança/MG.
Na pista a Grande Campeã foi Miss 2106 Portobello, do criador e expositor Resort Portobello Ltda, da Fazenda Porto Bello, de Mangaratiba/RJ. O título de Reservada Grande Campeã foi para Sweet Heart, do criador e expositor Antônio Carlos de Andrade, da Fazenda Nova Caymã, de Lonrina/PR, que também levou o título de Grande Campeão, com o macho Dilan da Canaã. O Resort Portobello ficou com o título de Reservado Grande Campeão, com o reprodutor Mister 2100 Portobello.
Equipe ACBB: Rodrigo de Moraes Rodrigues; Naiana Moreno Schroden; Daniele Marques Almeida
Fotos e criação: Carlos Lopes
Fotos: Maurício Farias
Assessoria de imprensa: Sabrina Alves