Às vésperas de iniciar as competições de animais, a principal exposição da raça Brahman, a ExpoBrahman, realizou nesta quarta-feira (27/09) um minicurso sobre sanidade para os tratadores que estão trabalhando no evento, que acontece em Uberaba/MG até 1º de outubro. Foram oito horas de treinamento teórico e prático, cujas aulas foram conduzidas pelo instrutor do Senar Minas e médico veterinário, José Soté da Silva. Os tratadores aprenderam como utilizar corretamente equipamentos e protocolos de sanidade do gado, dentre eles a forma indicada de aplicação da vacina contra a febre aftosa, a esterilização de agulhas e administração de medicamentos. Eles ainda aprenderam na prática como preparar e aplicar a vacina no animal.
Segundo o instrutor do Senar Minas, a capacitação de mão de obra em relação ao manejo sanitário precisa ser constante na fazenda, pois falhas na sanidade interferem na produtividade do rebanho. “Esse tipo de prejuízo só pode ser evitado com treinamento da mão de obra. É preciso capacitar tanto para os cuidados básicos, como aplicação de vacinas, cuidado com bezerros e com vacas gestantes, quanto para procedimentos mais específicos de cada sistema pecuário.”, diz Silva. Segundo ele, as maiores dúvidas dos tratadores foram em relação ao local de aplicação da vacina para não resultar em abcesso.
Nesta quinta-feira (28/09), a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) e o Senar Minas assinarão convênio para oferta de cursos aos criadores da raça em todo o país. A solenidade será a partir das 17h, na Casa do Brahman, no interior do Parque Fernando Costa.
Programação- A ExpoBrahman 2017 terá uma série de eventos até domingo, que inclui disputas em pista, leilões e projeto educativo para as crianças. As disputas de animais começam amanhã. O julgamento de pista será pela manhã e o Grande Campeonato no dia 1º de outubro.O julgamento Brahman a Campo terá início na parte da tarde, com o Grande Campeonato agendado para 30 de setembro. Os dois julgamentos serão conduzidos pelo jurado Gustavo Miziara.