Notícias do Mercado

Começa pesagem de touros Brahman no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do PNAT 2021

A raça Brahman participa de mais uma edição do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (TDEA-PNAT) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Serão avaliados 10 reprodutores de seis criatórios de várias partes do país, dentre eles os associados da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB): Braúnas, Fazenda Terra Verde, Uber Brahman, Fazenda Nova Pousada e W2R.

O teste acontece na fazenda-escola da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). Os animais começaram a ser pesados esta semana e passarão por período de adaptação, com duração de 21 dias. Os touros serão mantidos em currais de confinamento, com livre acesso à água de qualidade e silagem de milho.

Ao final do teste, os touros que apresentarem índice final superior à média de sua classe serão classificados para a 3ª fase do 12º PNAT, quando serão submetidos à aprovação de criadores e técnicos durante a ExpoGenética 2021.

Para o criador Adalberto Cardoso, do criatório Braúnas, que sempre participa do PNAT, o programa tem uma importância muito grande para seu processo de seleção, pois permite uma comparação de seu rebanho com planteis de elite de renomados criatórios de Brahman. “E um dos fatores principais do programa é avaliar a qualidade do touro através de sua progênie em diversos outros rebanhos. Isso, no meu ponto de vista, é muito importante para que possamos realmente identificar touros melhoradores. Um belo exemplo disto temos no plantel Braúnas. O touro MR BR 77 806, finalista PNAT, produziu o campeão PNAT, MR BR 77 1270. E filhos deles foram selecionados para participar do PNAT 2021”, diz Cardoso.


Fonte: Larissa Vieira / Assessoria de imprensa ACBB

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran