No dia 7 de março, a equipe do Brahman Braúnas chegou a Lima e foi recebida na Embaixada do Brasil pelo embaixador Sérgio Danese. Na ocasião estavam presentes autoridades do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Irrigação do Peru - MIDAGRI e a equipe do INIA – Instituto Nacional de Inovación Agrária.
Na oportunidade, a fazenda brasileira entregou ao gerente geral do INIA, o senhor Jorge Ganoza Roncal, uma carta de intenção para cooperar com o setor pecuário peruano com a provisão de material genético.
O evento foi finalizado com uma reunião entre o ministro do MIDAGRI, Oscar Zea e o embaixador Sérgio Danese para tratar de assuntos de interesse mútuo e promover o comércio bilateral, em especial do setor agropecuário.
O encontro entre as autoridades locais e a missão brasileira foi um passo primordial para que, enfim, os protocolos sanitários sejam acordados.
Brahman Braúnas e parceiros promovem congresso internacional em Tarapoto
Ainda nesta visita ao Peru, o Brahman Braúnas, e seus parceiros, ANCP, Vaccinar e Geneal, promoveu o Congresso Internacional “Del Pastizal a la Mesa – desarollo ganadero sostenible en el trópico” na cidade de Tarapoto.
O evento contou com o apoio do INIA - Instituto Nacional de Inovación Agrária, da Universidad Nacional de San Martín e da Embaixada Brasileira, na oportunidade representada pela adido agrícola, Ângela Pimenta. Nos dias 8 e 9 de março, as empresas da missão brasileira e convidados puderam compartilhar suas experiências com desenvolvimento pecuário nos trópicos.
Juliano Resende (Brasil), Danilo Pezo (Costa Rica) e Enrique Murgueitio (Colômbia) ministraram palestras como convidados.
O evento realizado na Universidad de San Martín e transmitido virtualmente para dezenas de pessoas espalhadas por todo o país, contou com a presença de produtores, técnicos e empresas da cadeia produtiva da carne.
Foi uma oportunidade ímpar para apresentar inovações técnicas e tendências do setor, além de intercâmbio de ideias com os produtores locais.
Missão brasileira foi recebida por pecuaristas locais
Nos dois dias 10 e 11, a equipe Braúnas e os representantes da empresas ANCP, Argeu Lima e da Geneal, Paulo Cerantola, visitaram propriedades na região de San Martin, fazendas que trabalham principalmente com as raças Brahman e Brangus e que tem interesse em melhorar sua produção e a qualidade genética de seus animais.
A missão visitou o criador Hernan Velásquez, no município de Yarina, que é líder de um grupo de 20 produtores similares na área. E no dia seguinte, a vista foi na região de Picota, do criador Dicson Quijano, também líder na sua área.