Animais apresentaram ainda grande velocidade de ganho de peso, qualidade de carcaça, alta eficiência reprodutiva e alimentar.
Com a participação de cerca de 60 touros e fêmeas da raça Brahman, a 2ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/Boi com Bula premiou os melhores exemplares em qualidade de carcaça, desempenho, morfologia e eficiência. A competição ocorreu no Centro Tecnológico da Central Bela Vista, em Botucatu/SP, e teve duração de 90 dias, com a participação de 10 criatórios do país.
O resultado foi apresentado durante o Simpósio “O Brahman no Brasil”, ocorrido no dia 26 de novembro e cuja programação contou com palestras técnicas sobre ultrassonografia de carcaça, avaliação andrológica e desafio da precocidade sexual em novilhas. “A prova identificou animais com extrema qualidade de carcaça, capazes de atender as demandas do mercado de carne de qualidade, com velocidade de ganho de peso e uniformidade de qualidade”, destaca o presidente do Conselho Técnico da raça Brahman, Fernando Pereira.
Além do exame de ultrassonografia de carcaça e as pesagens, os animais foram submetidos a avaliações de fertilidade. “As fêmeas foram desafiadas precocemente, sendo que a taxa de prenhez foi de 32,5% com apenas uma inseminação, sendo que 50% delas responderam ao protocolo de pré-indução. Elas emprenharam aos 12 meses, comprovando que a raça é fértil e precoce. Já os machos passaram por exame andrológico e apresentaram grande potencial para serem reprodutores de campo ou contratados por central para produção de sêmen”, acrescenta Pedro Diego Faria Araújo, gerente comercial da Central Bela Vista.
A raça ainda confirmou sua eficiência alimentar nas avaliações de Consumo Alimentar Residual (CAR), apontando que conseguem ter maior ganho de peso mesmo consumindo menos alimento. Na prova dos machos, o mais eficiente consumiu -1,57 kg MS/dia e o menos eficiente 1,47 kg MS/dia, o mesmo ocorre nas fêmeas, onde a mais eficiente consumiu -1,40 kg MS/dia e a menos eficiente 1,16 kg MS/dia, ou seja, diferença de 3,04 kg MS/dia e 2,56 kg MS/dia nos machos e fêmeas, respectivamente. “A eficiência alimentar demonstra variabilidade genética na raça Brahman, característica que pode ser explorada na identificação e seleção de animais geneticamente superiores em relação ao uso dos alimentos para produção de carne”, informa Matheus Henrique Vargas de Oliveira, supervisor de Produção e Pesquisa na central Bela Vista.
Premiados
Entre os criatórios premiados, a Casa Branca Agropastoril conquistou o bicampeonato da competição e teve vários animais consagrados. A fêmea CABR Lady Alina 3188/2 foi a Grande Campeã de Morfologia e Campeã de Performance. Já CABR Antigona 3276/2 foi duplamente premiada: Campeã Eficiência e Campeã Desempenho. O criatório Brahman Hans conquistou o campeonato na categoria Campeã Gourmet, com a fêmea Miss Eslovaquia 146.
Entre os machos, o Grande Campeão de Morfologia foi o MR W2R POI 1378, do Brahman W2R. Na prova 1, o Campeão de Desempenho foi MR 789 DO AMIR, do Brahman Fada. O Campeão de Eficiência foi MR Terra Verde 1593, do Brahman Terra Verde. O Campeão Gourmet foi CABR Thor 3053/3, da Casa Branca Agropastoril.
Na prova 2 dos machos, o Campeão de Eficiência foi MR AOL ARI 445, do Brahman AOL, o Campeão de Desempenho foi CABR Timoteus 3080/3, da Casa Branca Agropastoril, e o Campeão Gourmet foi o touro MR. W2R POI 1408 FIV, do Brahman W2R.
Nova edição
O presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Gustavo Rodrigues, confirmou a terceira edição da prova, que acontecerá no segundo semestre de 2023. Poderão participar machos nascidos entre 1º de junho de 2021 e 30 de novembro de 2021. O Conselho Técnico da ACBB, em parceria com a Brasil com Z, encaminhará aos criadores as orientações sobre peso mínimo e máximo para participação dos animais e sobre a vistoria técnica antes da admissão. “Esta é uma forma de mostrarmos ao mercado o potencial da raça para produção de carne de qualidade, com base em dados oficiais”, destaca.
A 2ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/Boi com Bula teve como realizadores a ACBB, BrasilcomZ e Central Bela Vista, tendo o apoio institucional da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e patrocinadores DGT Brasil, Global Gen Vet Siencie, GRM, Miya Consultoria, Neopecuária e PremiumGen.