Notícias do Mercado

“Julgar no Brasil foi a experiência mais gratificante da minha vida”, diz jurado colombiano da ExpoBrahman 2023

Exposição reuniu criadores de 14 estados diferentes do país

Pela primeira vez atuando em uma exposição brasileira, o jurado colombiano Carlos Jose Lopez Camacho terminou sua atuação na 19ª Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman) com a escolha dos Grandes Campeões de pista do evento. A final aconteceu no último sábado, 14 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, com disputa acirrada. A ExpoBrahman 2023 foi realizada de 9 a 15 de outubro.

Em sua análise final, o jurado pontuou a qualidade do Brahman brasileiro. “Em relação à conformação, ficou claro que os exemplares participantes da ExpoBrahman estão no mesmo nível dos selecionados na Colômbia. A diferença que vejo entre os dois países está somente no tamanho da base do rebanho. Lá, 80% do rebanho nacional é Brahman ou tem genética da raça. No Brasil, o Brahman vem aumentando sua participação e tem condições de ampliar ainda mais sua presença na pecuária de corte, pois conta com grandes qualidades para contribuir com a produção de carne de qualidade”, destaca Lopez. A raça Brahman tem quase 100 anos de seleção na Colômbia e 29 anos de seleção no Brasil.

O presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Gustavo Rodrigues, destacou que a participação de um jurado estrangeiro traz uma análise importante para o trabalho desenvolvido no país. “Tivemos uma edição vitoriosa em vários aspectos, contando com um número expressivo de animais inscritos, de alto nível, além da confirmação de que nossa seleção está no caminho certo. Carlos Lopez trouxe para todos nós a experiência de um país que trabalha há quase um século com o Brahman. Na edição passada da ExpoBrahman, tivemos a participação de um jurado sul-africano, mas que atua no Texas, nos Estados Unidos. Ouvir os critérios que cada um desses países adota na seleção da raça, já que, assim como o Brasil, são referência mundial na criação de Brahman, é extremamente importante para nós, brasileiros”, diz o presidente da ACBB.

Ele lembra que em 2024 o Brasil sediará o Congresso Mundial das Raças Zebuínas, evento que permitirá a interação entre profissionais e criadores de diversos países. “A ACBB já está iniciando os preparativos para a exposição de Brahman que faremos durante a ExpoZebu, evento que acontecerá paralelamente ao Congresso no mês de maio”, informa Rodrigues.

Para o jurado colombiano, a ExpoBrahman 2023 será um marco em sua carreira. “Atuo como jurado há muitas décadas em todo o mundo, mas esta é para mim a experiência mais gratificante. Construí uma carreira de muita paixão pelas raças zebuínas e estar na Meca do Zebu, julgando, corresponde ao maior sonho que um jurado possa ter. Espero que minhas experiências com o Brahman, compartilhadas com todos os brasileiros, sejam relevantes para a seleção do Brasil”, destaca Lopez.

Grandes campeões - Durante a ExpoBrahman, ele julgou 190 animais de 14 expositores em duas modalidades: Campo e Pista. Na categoria Campo, a Grande Campeã foi MISS BR 77 1930 FIV, da expositora Mary Lúcia Gomes Cardoso, de Funilândia/MG. A Reservada Grande Campeã foi MISS W2R POI 1446 FIV, do expositor Wilson Roberto Rodrigues, de Pardinho/SP.

O Grande Campeão foi MR Assu 1297 FIV, da Assu Emp. Imob. e Agropec. Ltda, de Rio das Flores/RJ. O Reservado Grande Campeão Pucci MR Plus, do expositor Bernardino Pucci Filho, de São José da Bela Vista/SP. O Melhor Expositor foi Rubens Manreza e o Melhor Criador Alexandre C. Ferreira/Outros-Cond.

Já na categoria Pista a Grande Campeã foi Lady Betel 3388, do expositor Paulo de Castro Marques, de Silvianópolis/MG. A Reservada Grande Campeã foi MS SEC Ciccia 125, do expositor Luiz Carlos Rosa Vianna, de Descalvado/SP. Já o Grande Campeão foi MR Vitória 6448, do expositor Alexandre C. Ferreira/Outros-Cond., de Brasilândia/MS. O Reservado Grande Campeão foi MR SEC Kimme 130, do expositor Luiz Carlos Rosa Vianna, que ainda ficou com o título de Melhor Expositor – Pista. O Melhor Criador foi Paulo de Castro Marques.

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran