- By Brahman
Com os objetivos de fomentar o uso de sistemas intensivos de produção para bovinos de corte; transferir conhecimentos sobre novas tecnológicas, técnicas produtivas e de gerenciamento aos produtores rurais; apresentar propostas de melhoria para a cadeia produtiva da carne bovina através de debates entre fornecedores de insumos, produtores, indústria e varejo; e oferecer um ambiente para a realização de negócios entre todos os elos da cadeia produtiva será realizada a INTERCONF 2015 – Conferência Internacional de Confinadores, dias 15, 16 e 17 de setembro em Goiânia/GO.
Dados sobre inscrições, programação e outras informações podem ser obtidos no site http://www.interconf.org.br.
O evento irá tratar de temas como Economia e Marketing, além de apresentar inovações na área do Bem-Estar.
O Beef Management e o Beef 360°, eventos paralelos da BeefExpo 2015, vão reunir analistas nacionais e internacionais para discutir a gestão e a tecnologia no Agronegócio. As palestras acontecem nos dias 21 e 22 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). Para Flavia Roppa, diretora de Comunicação e Marketing da Safeway, empresa realizadora do evento, os temas que serão debatidos potencializarão o uso de tecnologias otimizadoras de genética, nutrição, manejo e abate.
A Safeway espera mais de 5 mil visitantes. “O público poderá participar de palestras ministradas por mais de 60 especialistas. Abordaremos Economia, Marketing, Mercado Global de carnes e grãos, Estratégia, Logística e muito mais. A ideia é oferecer um verdadeiro curso de Administração Pecuária para o participante do evento. A primeira edição da BeefExpo traz uma visão 360° da Pecuária de Corte do futuro”, garante a diretora.
Beef Management
Gestão, Marketing e Mercado Global de carnes e grãos são alguns dos assuntos que serão apresentados pelos especialistas na sala do evento. De acordo com Flavia, o objetivo dos temas é simples: aprimorar a gestão e ampliar os resultados dos congressistas. “O Beef Management vem para promover o conhecimento, oferecendo ao participante acesso a novos pontos de vista a partir de um curso de administração Pecuária ministrado em dois dias”, explica.
Beef 360°
Com foco nas inovações em confinamento, semiconfinamento, cria, recria, engorda, nutrição, Bem-Estar, genética e outras áreas, este painel simultâneo irá focar nas últimas novidades do setor. “Nesse evento, a ideia é levar o congressista a uma volta completa no mundo das novas tecnologias do segmento”, destaca Flavia Roppa. O acesso às palestras desta sala será gratuito nos dois dias de evento.
BeefExpo na mídia
As mais importantes mídias da América Latina, com foco na Pecuária de Corte, divulgam o evento: Norte Ganadero, México Ganadero, Radio Casado con El Campo, Agro Revenda, Revista BeefWorld, Agrolink, Elitte Rural, Folha Agrícola, Publique, Safras&Mercado, Sistema Brasileiro do Agronegócio, Canal do Boi, Agron, Mundo do Agronegócio, Grupo Agro, Boi Pesado, Rural Centro, Boi a Pasto e SindiRural.
Apoios
São parceiras do evento as principais entidades latino-americanas do setor, como Iguassu Convention Bureau, Sociedade Rural Brasileira, Itamaraty, Seab/PR, Asbia, Núcleo Feminino do Agronegócio, Sistema Ocepar, Sistema Famasul, Itaipu, Sindirações, Agrifatto, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne e Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais. A Embrapa é coorganizadora da BeefExpo.
As maiores associações do Agronegócio da América Latina também apoiam o evento: Asociación Rural del Paraguay, Sociedad Rural Argentina, Asociación Rural del Uruguay, Charolais Uruguay, Associação Brasileira de Limousin, Associação Nacional dos Confinadores, Associação Brasileira de Angus, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Associação Brasileira de Hereford e Braford, Associação dos Criadores de Nelore do Brasil e Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio.
Sobre a BeefExpo 2015
A BeefExpo 2015 – uma visão 360o da Pecuária de Corte – é um evento único e inovador, pois, irá reunir palestras de gestão e inovação tecnológica, conhecimento, relacionamento e festa no mesmo ambiente, além dos maiores pecuaristas do Brasil e da América Latina, para discutir a Pecuária do futuro.
A feira exclusiva de negócios contará com a presença das principais empresas do segmento, abordando as inovações de Equipamentos, Genética, Nutrição, Processamento, Reprodução, Instalações e de Saúde Animal. Paralelamente à grande feira, acontecem os painéis simultâneos, o Beef Management e o Beef 360º.
O evento contará com tradução simultânea para espanhol, inglês e português, já que são aguardados participantes de mais de 35 países. Além de homenagens aos melhores pecuaristas e profissionais do setor no Prêmio Melhores do Ano BeefWorld edição 2015, o Prêmio 50 Maiores Confinadores do Brasil e aos Melhores Trabalhos Científicos.
Ainda será promovido o Festival da Carne Bovina, que irá proporcionar uma grande confraternização na sede do evento, o Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, com total estrutura, conforto e facilidades para os participantes. O hotel oferece amplas áreas de lazer, praça de entretenimento e diversão para todas as idades, com serviços de alta qualidade.
A cidade de Foz do Iguaçu (PR) foi eleita devido à sua localização estratégica, próximo a produtores e às fronteiras com outros países, como Argentina e Paraguai, além da grande infraestrutura turística oferecida, abrindo as portas para que pessoas de toda a América Latina estejam presentes no melhor evento da Pecuária de Corte latino-americano.
Sobre a SafewayAgro
Há mais de 15 anos no mercado, a Safeway se consolidou como uma das mais importantes promotoras de eventos do Agronegócio do Brasil. Desde 2001, realizando a cada dois anos a PorkExpo, maior e melhor evento da Suinocultura mundial, a empresa lança este ano a BeefExpo, maior evento latino-americano da Pecuária de Corte.
Forte como o mercado da proteína animal e com a marca associada à inovação, experiência, confiança e credibilidade, a Safeway ainda se destaca no setor de Agronegócio com publicações de grande relevância nas áreas de Pecuária de Corte, Suinocultura e Avicultura, com as revistas BeefWorld, PorkWorld e AveWorld, além de portais de notícias que oferecem conteúdo diferenciado e atual.
Informações:
Evento: BeefExpo 2015 – Uma visão 360º da Pecuária de Corte
Data: 21 e 22 de outubro
Local: Recanto Cataratas - Thermas Resort & Convention
Realização: SafewayAgro - Comunicação para o Agronegócio
Telefone: 19. 3305.2295
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Hotsite: www.beefexpo.com.br
Facebook: www.facebook.com.br/beefexpo
Para mais informações sobre o evento:
Thais Carvalho – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O preço do boi gordo deve ter um ajuste para baixo no segundo semestre deste ano, mas ainda assim, encerrar 2015 com preço maior que em 2014, tendo São Paulo como referência, segundo a consultora de mercado e sócia-diretora da Agrifatto, Lygia Pimentel, durante o seminário Perspectivas para o Agribusiness 2015/2016, promovido pela BM&FBovespa e pelo Ministério da Agricultura, em São Paulo.
A expectativa para o período de julho a dezembro é de arroba a R$ 146 por arroba. No mesmo período em 2014, o valor médio foi de R$ 129,36 a arroba. “Quando a gente fala em um preço menor, pode parecer que a gente ainda está sendo pessimista, mas o ano ainda será positivo para o preço do boi, ainda é satisfatório e nos nossos cálculos, traz algum tipo de lucro”.
Lygia avaliou que, mesmo “involuntariamente”, o mercado de boi gordo está mais favorável ao pecuarista neste momento. Na avaliação dela, o criador ainda consegue ter rentabilidade, mesmo com os custos mais altos de reposição do rebanho. O risco está no longo prazo, quando ele terá que vender o bezerro comprado agora em um cenário de oferta maior, em função da atual retenção de fêmeas. “Esse bezerro caro que ele comprou não se remunera lá na frente. O risco é altíssimo. Hoje ele está com a bola na mão, mas vai ter que transferir pra alguém”.
Para a consultora, o principal problema da cadeia produtiva está na demanda, que tem se mostrado cada vez mais fraca. O atual cenário econômico do País – com expectativa de retração econômica e alta da inflação – e concorrência com outras proteínas, como carne de frango e suína, que tem sido mais baratas, impactam na decisão de consumo. De acordo com ela, quando a renda sobe 10%, o consumo de carne bovina sobe 5%, a mesma relação ocorrendo em caso de queda. De acordo com a consultora, a expectativa de queda na renda é de 3%, o que significaria uma redução de 1,5% no consumo de produto bovino.
“Isso só de transferência para frango, suíno e ovos. É bastante preocupante, porque quem comia três bifes de carne bovina agora vai comer dois e um de carne de frango. E não dá para esperar muito do consumo interno neste ano”. Nas suas contas, o consumo de carne bovina no Brasil deve cair 12,31% em relação ao ano passado. Já a produção deve ter uma redução de 10% na mesma comparação.
Com o aperto na oferta e arroba mais cara, além de demanda enfraquecida, o segmento mais pressionado da cadeia produtiva neste momento é a indústria. Segundo ela, em todo o ano de 2009, 50 plantas fecharam ou interromperam atividades. Neste ano, antes do fim do primeiro semestre, já são 40 unidades de abate com atividade suspensa. “Não está tão ruim, mas está. O que está havendo é um ajuste produtivo ao atual nível de oferta em 2015”, disse.
Na avaliação da consultoria, um alívio na situação só deve ocorrer com um aquecimento nas exportações que, segundo ela, estão em um ritmo 14% menor que no ano passado. Ela acredita em um aquecimento das vendas externas no segundo semestre, levando a um resultado 8% menor que em 2014. No entanto, o desempenho depende da habilitações de plantas frigoríficas por parte de mercados já abertos para a carne bovina brasileira, como Malásia, Indonésia, China e Arábia Saudita.
“Se houver aumento das exportações, há duas alternativas: ou reativa as plantas e recontrata os funcionários, o que é mais lento; ou sai correndo para comprar bois se não fizer em tempo hábil. O que está salvando os frigoríficos é o mercado externo”.
Fonte: Revista Globo Rural